A superintendente do Procon-MT, Gisela Viana, destaca que a ferramenta é muito simples e fácil de ser usada.
“Mesmo pessoas que residam em municípios onde não tenham unidades de Procon podem registrar suas reclamações. Basta que o consumidor tenha acesso à internet e e-mail”, explica a superintendente, informando que várias empresas já estão cadastradas e solucionando problemas dos consumidores pela plataforma.
Para registrar uma reclamação, o consumidor deve acessar o endereço eletrônico www.consumidor.gov.br e verificar se a empresa é cadastrada. Depois é necessário preencher os campos obrigatórios (área, assunto, problema, entre outros) e descrever a reclamação. A seguir o consumidor explica o que ele espera da empresa e anexa documentos comprobatórios, se desejar. Para finalizar a reclamação é necessário informar o Login e Senha do Consumidor.gov.br.
Para fazer o cadastro, o consumidor precisará de e-mail, CPF e CEP válidos. O andamento da reclamação pode ser acompanhado no próprio site, além da verificação periódica de seus e-mails. A empresa tem prazo máximo de dez dias para postar a resposta final ao cliente, que por sua vez poderá avaliar em até 20 dias se ficou satisfeito ou não com ela.