Opinião

CONSTRUTIVANDO

Finalizando o mês de maio, nada de novidades no setor da construção civil. As expectativas de uma melhora no mercado imobiliário é muito grande pois é quem mais absorve a mão de obra no País.

As construtoras e empreiteiras passam por grandes dificuldades por não terem compradores para tantos imóveis disponíveis, mesmo com preços mais acessíveis.

A importância da construção civil engloba várias atividades: produção, comercialização de materiais de construção e equipamentos que dão suporte à obra como: betoneiras, guindastes e muito mais. Funciona como importante máquina de crescimento para a economia, gerando riqueza e empregos.

São muitos os profissionais de diferentes áreas que participam deste complexo da construção do início ao término da obra, como arquitetos, engenheiros, mão de obra específica em todas as fases até a conclusão.

Umas das dicas ao construir ou reformar é a otimização no uso de insumos, redução expressiva da geração de resíduos sólidos e a reciclagem desses resíduos, redução nos custos de manutenção do empreendimento, redução no impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e sobre as comunidades vizinhas, entre outras contribuições.

Os eventos, congressos e feiras da construção, assim como as indústrias e o comércio de vendas de materiais de construção e acabamentos se acuam neste momento de instabilidade.

Enquanto nada se resolve, os empreendimentos se mantêm parados, sem nenhum investimento para um futuro tão próximo.

A exemplo de Cuiabá, do legado da Copa do Mundo, pouco foi concluído e muitos deles abandonados como o VLT que deixou a cidade com transtornos nas vias públicas. São muitos investimentos feitos, hoje em total abandono.

Quando pensar em construir, nunca se esqueça de que uma obra tem  começo, meio e fim.  

Edmilson Eid

About Author

Edimilson é arquiteto, festeiro oficial da Praça Popular e escreve semanalmente a coluna Tendências no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do