Atualmente os noticiários têm dado muita ênfase a tudo que envolve uma construção ou reforma de um imóvel.
Muitos casos têm ocorrido nas obras, devido à falta de projetos e do responsável técnico pela execução da obra, causando muitos prejuízos ao proprietário. Segundo relatos, devido à inexistência de profissionais aptos nesses serviços, ocorrem graves acidentes por falta de informações que geram grandes prejuízos na construção.
Como contratar um profissional em épocas com tantas dificuldades que os brasileiros estão enfrentando? A maioria das construções e reformas mostradas nos meios de comunicação é de uma camada da população com poucos recursos financeiros e que mal consegue realizar suas necessidades básicas.
Será que só uma pequena camada da sociedade pode ter esses privilégios?
Ou temos soluções para que todos possam ter esse serviço profissional viável ao seu orçamento.
O arquiteto é o profissional certo, dando soluções às necessidades e desejos do cliente com praticidade, funcionalidade, definições técnicas, ambientes sustentáveis e, o mais importante, dentro de uma planilha orçamentária prevista no início da obra.
Ao contratar um arquiteto, o investimento tem seu retorno imediato. Sob sua orientação em todas as etapas da obra, além do projeto de arquitetura, esse profissional pode assumir responsabilidade na coordenação de todos os projetos complementares.
E aos que não podem contratar esse profissional? Qual seria a melhor maneira de ter orientação e solução ao reformar ou construir? Cabe ao poder público levar mais a sério a lei 11.888/2008 (assistência técnica) e ampliar sua aplicação.
As prefeituras das cidades são o órgão certo para ter um departamento de orientação e apoio aos que buscam construir ou reformar sem ter nenhuma surpresa na conclusão da obra.
Fica essa proposta para a busca por soluções.