O consórcio VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) protocolou junto a Cecid (Secretaria de Estado de Cidades de Mato Grosso) o cronograma que prevê a conclusão do modal até o ano de 2018. Contudo não disse quando recomeçará os trabalhos nas via de Cuiabá e Várzea Grande. O protocolo foi feito nesta quinta-feira (07), conforme determinação da Justiça Federal de Mato Grosso.
Conforme o programa apresentado pela empresa responsável, as obras serão divididas em três fases trechos distintos. No primeiro trecho (Aeroporto/Porto), terá inicio previsto para o 1°de julho de 2015 e término em 2 de agosto de 2016.
No segundo trecho (Porto/CPA), terá início em 18 de abril de 2016 e encerrará em 14 de outubro de 2017. A última fase (Morro da Luz/Coxipó), começa no dia 23 maio de 2016 e será finalizada em 7 de setembro de 2018.
O modal de transporte foi licitado por R$ 1,477 bilhão e atualmente está com trabalhos paralisados entre Cuiabá e Várzea Grande. O VLT foi idealizado para ser uma ligação entre aeroporto ao Coxipó, para melhoria do transporte entre as duas cidades durante a Copa do Mundo. Contudo não conseguiu ficar pronta no tempo hábil e teve suas obras paradas, quando Pedro Taques assumiu o governo.
Veja nota da empresa:
“O Consórcio VLT comunica que protocolou, junto à Secretaria de Estado de Cidades (SECID-MT), o Planejamento de Retomada e Conclusão das obras de implantação do modal de transportes Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande. O protocolo foi feito nesta quinta-feira, 07 de maio de 2015, conforme determinação da Justiça Federal de Mato Grosso.”