Cidades

Consórcio e Secopa realizam testes com vagões do VLT

Cercada de polêmicas, a obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que teve início em agosto de 2012, com a promessa de conclusão em maio de 2014, continua em ritmo desacelerado. Na tarde desta quinta-feira (02), o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande anunciou que na sexta-feira (03) irá realizar testes com a rede aérea de tração dos vagões, que ainda não estão instalados, mas guardados no Centro de Operações e Manutenções do VLT, em Várzea Grande. 

Conforme o Consórcio responsável pela implantação do modal informou, o percurso de aproximadamente 1.400 metros, que vai da Avenida João Ponce até a Rua Coronel Gonçalo Figueiredo, estará energizada – com carga de 750 Volts, de corrente contínua, para realização de testes da rede. 

A recomendação para o público em geral é que sejam tomadas as precauções habituais envolvendo energia, ou seja, não se aproximar muito da rede.

Testes dos vagões

Na manhã desta quinta-feira, a primeira composição do VLT passou por um teste preliminar de energização e movimentação dentro do pátio do Centro de Manutenção. Onde está guardado desde o ano passado.

Segundo a SECOPA, com a movimentação do trem, mesmo em curta distância, é possível inspecionar o funcionamento de alguns sistemas do trem que incluem os sistemas elétricos, mecânicos, pneumáticos.

Equipamentos como ar condicionado e bateria foram checados, os técnicos puderam avaliar o funcionamento de luzes de sinalização internas e externas, abertura e fechamento de portas.

Técnicos da Secopa que compõem a Comissão do VLT explicam que ainda não se trata dos testes estáticos e dinâmicos previstos em contrato. Os testes oficiais vão ocorrer quando estiver completa a implantação do modal.

Para a movimentação do trem, a condução foi realizada por um engenheiro da CAF, fabricante dos veículos, e uma das consorciadas na implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande, composta pelas construtoras CR Almeida e Santa Bárbara e as projetistas Astep e Magna. (com assessoria)

Veja vídeo do teste realizado com vagões

 

Redação

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