Cercada de polêmicas, a obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que teve início em agosto de 2012, com a promessa de conclusão em maio de 2014, continua em ritmo desacelerado. Na tarde desta quinta-feira (02), o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande anunciou que na sexta-feira (03) irá realizar testes com a rede aérea de tração dos vagões, que ainda não estão instalados, mas guardados no Centro de Operações e Manutenções do VLT, em Várzea Grande.
Conforme o Consórcio responsável pela implantação do modal informou, o percurso de aproximadamente 1.400 metros, que vai da Avenida João Ponce até a Rua Coronel Gonçalo Figueiredo, estará energizada – com carga de 750 Volts, de corrente contínua, para realização de testes da rede.
A recomendação para o público em geral é que sejam tomadas as precauções habituais envolvendo energia, ou seja, não se aproximar muito da rede.
Testes dos vagões
Na manhã desta quinta-feira, a primeira composição do VLT passou por um teste preliminar de energização e movimentação dentro do pátio do Centro de Manutenção. Onde está guardado desde o ano passado.
Segundo a SECOPA, com a movimentação do trem, mesmo em curta distância, é possível inspecionar o funcionamento de alguns sistemas do trem que incluem os sistemas elétricos, mecânicos, pneumáticos.
Equipamentos como ar condicionado e bateria foram checados, os técnicos puderam avaliar o funcionamento de luzes de sinalização internas e externas, abertura e fechamento de portas.
Técnicos da Secopa que compõem a Comissão do VLT explicam que ainda não se trata dos testes estáticos e dinâmicos previstos em contrato. Os testes oficiais vão ocorrer quando estiver completa a implantação do modal.
Para a movimentação do trem, a condução foi realizada por um engenheiro da CAF, fabricante dos veículos, e uma das consorciadas na implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande, composta pelas construtoras CR Almeida e Santa Bárbara e as projetistas Astep e Magna. (com assessoria)
Veja vídeo do teste realizado com vagões