O governador Pedro Taques (PDT) afirmou que até esta semana vai revelar nomes que ocuparão cargos de representatividade no Sistema Único de Previdência, o MT Prev. Na manhã desta quinta-feira (12), em visita ao Museu de Artes, o pedetista disse que já teria os nomes e que eles viriam a público em breve.
“Vou revelar esta semana ainda. Já tenho os nomes”, disse o governador, questionado sobre a indicação.
Criada no fim de 2013, ainda na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), a autarquia visa reestruturar órgãos da administração estadual, cujas ações serão direcionadas à gestão previdenciária para atender servidores do Estado que ocupam cargos nos poderes, como secretarias, Assembleia Legislativa (AL), Tribunais de Justiça (TJ), de Contas (TCE), Ministério Público (MPE) e Defensoria Pública.
Após meses de espera, parlamentares aprovaram por unanimidade a Lei Orçamentária Anual (LOA), a fim de equacionar ou zerar o déficit previdenciário existente hoje, garantindo que o Estado tenha previdência equilibrada nos próximos 75 anos. Além disso, dava totais direitos ao atual governador a indicar os nomes para representar a autarquia. A escolha deve ter a indicação dos poderes estaduais, além de servidores do Estado.
No final de janeiro, os secretários de Gestão, Júlio Modesto e o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, se reuniram com o Fórum Sindical com 18 entidades, entre sindicatos e associações, que representa 90% dos servidores públicos do Estado. Na ocasião, eles discutiram sobre a previdência, além da representatividade a ser escolhida.