Cidades

Conselho aciona MP para derrubar veto na exigência de passaporte de vacinação

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta protocolaram um pedido de providências junto ao Ministério Público Estadual sobre o projeto de lei aprovado na câmara municipal em dezembro de 2021, que proíbe o município a possibilidade de implantar o passaporte de vacinação contra a COVID-19.

Conforme documento elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde, o projeto de Lei 020/2021 que já foi aprovado, é inconstitucional, pois nem todo direito é absoluto, segundo porque o STF já decidiu em decisão recente pela ilegalidade de Portaria do Ministério do Trabalho.

O documento cita que o próprio MPE/MT instituiu vacinação obrigatória para seus servidores.

“Ademais, esse projeto parte do legislativo, sendo que a competência para o mesmo seria do executivo, havendo invasão no processo de separação dos poderes”, pontua o pedido de providências.

De acordo com o Conselho, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento de repercussão geral no ARE 1267879, por meio do qual entendeu ser constitucional a imposição da imunização por meio da vacinação, ao mesmo tempo que estabeleceu, nas ADIs 6586 e 6587, que essa compulsoriedade não deve ser confundida com vacinação forçada, mas que seria legítimo a existência de consequências práticas na vida privada do cidadão que se recusar a aderir à campanha nacional de imunização.

O Conselho alerta que em tempos de pandemia decorrente de um vírus altamente contagioso, que já matou mais de meio milhão de brasileiros, e que a única ferramenta para se evitar a contaminação, pelo menos no presente estágio do conhecimento científico, é a vacinação de cada indivíduo, se mostra legítimo, desde que inserida nas diretrizes internas das companhias.

A exigência de vacinação dos colaboradores, em especial, por que o próprio Supremo imputou ao empregador o dever de se antecipar para que não haja o enquadramento acidentário por presunção dos empregados acometidos por essa doença.

“Inclusive, o STF já antecipou a legalidade de imputação de consequências na vida privada daqueles que optem por não aderir ao programa nacional de vacinação”, ressalta o pedido.

O Conselho Municipal de Saúde espera pelo posicionamento do Ministério Público quanto a lei que proíbe a implantação do passaporte de vacinação contra a COVID-19 em Alta Floresta.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.