Política

Conselheira manda o governo suspender demissões voluntárias na MTI

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) determinou que seja suspenso o Programa de Demissão Voluntária (PDV) para a MTI (Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação). A decisão é da conselheira interina Jaqueline Jacobsen com base em estudo que não identificou redução de gastos públicos no programa lançado pelo governo. 

A conselheira diz que o estudo aponta que a adesão à demissão voluntária superou estimativa de 89 servidores, e até o momento 170 já apresentaram interesse. O prazo vai até maio.  

Ainda conforme a conselheira, 40% dos que apresentaram a carta de desligamento voluntário já tiveram processo concluído e geraram gastos de R$ 812.589,06 no primeiro bimestre. A conclusão da conselheira é se a adesão continuar a crescer, os gastos com processos vão superar a estimativa de economia. 

"Por isso, ante o reconhecimento jurídico da legalidade da execução dos desligamentos por ato unilateral, a unidade instrutiva questionou por que o conselho de administração da MTI escolheu assumir a opção mais onerosa e antieconômica, desconsiderando a situação fiscal enfrentada pela própria Estatal e, por conseguinte, pelo Estado, incumbindo-se de uma vultosa despesa para incentivar a saída daqueles empregados enquadrados". 

Pode aderir ao Programa de Demissão Voluntária servidor acima de 45 anos, com 20 anos de trabalho na MTI já em enquadrado nos critérios de aposentadoria. 

A conselheira Jaqueline Jacobsen determinou que o conselho de administração da MTI, composto pelo diretor-presidente da MTI, Kléber Geraldino Ramos dos Santos; o secretário estadual de Planejamento e o adjunto da pasta, respectivamente Guilherme Frederico de Moura Müller e Anildo Cesário Correa; e também o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, seja notificado da decisão.  

Em nota divulgada ao fim da manhã, a MTI informou que está "ciente da decisão prolatada pelo Tribunal de Contas, que será publicada em 1° de abril e que já está analisando e anunciará em breve as providências cabíveis".

Texto atualizado às 15h30 para acréscimo de informação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões