A Conmebol definiu nesta sexta-feira as datas dos confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana. A estreia do Cruzeiro, que enfrenta o Nacional-PAR, está marcada para o Mineirão em 4 de abril – três dias depois do clássico contra o Atlético, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro.
O segundo e decisivo jogo, em Assunção, será mais de um mês depois – no dia 10 de maio. A partida de volta será na semana que começa o Campeonato Brasileiro e dias depois da final do Estadual.
Se avançar, o Cruzeiro se junta a outros 21 vencedores do primeiro mata-mata, além de dez times da Copa Libertadores (as oito que terminarem em terceiro de cada grupo e as duas melhores da fase preliminar). Dessa forma, 32 clubes formam a segunda fase do torneio, que terá novo sorteio de confrontos. O sistema continua o mesmo: a Conmebol cria um emparelhamento, dividindo os participantes em 16 duelos. Os melhores avançam até chegar à decisão.
O rival
O Cruzeiro nunca enfrentou o Nacional-PAR na história. A equipe conquistou nove vezes o Campeonato Paraguaio e, em 2014, fez campanha surpreendente ao chegar à final da Libertadores. Na decisão, foi derrotado pelo San Lorenzo – algoz da Raposa nas quartas de final daquela edição.
Cruzeiro na Sul-Americana
Nas cinco edições disputadas – 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007 –, o Cruzeiro alcançou a melhor campanha em 2005, quando foi eliminado pelo Vélez Sársfield nas oitavas de final.
Somadas as participações anteriores, a equipe celeste disputou 14 jogos, com seis vitórias, dois empates e seis derrotas (47,61% de aproveitamento). Palmeiras, São Caetano, Goiás, Internacional, Juventude, Vélez Sársfield-ARG e Santos foram os adversários celestes na Sul-Americana.