O Dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, data que invoca a vida e a vitude da Virgem Maria, mãe de Jesus, existe desde 1854, quando foi proclamado pelo Papa Pio IX. Isso é o que explica Francisco das Chagas Rocha, historiador e criador da página Cuiabá de Antigamente. A data é considerada feriado municipal em Cuiabá.
Francisco, que também é memoralista e conselheiro de políticas culturais de Cuiabá, lembra que a população cuiabana guarda o dia com muito respeito.
A data é resevada para celebrar que a Mãe de Deus, conhecida por padres da tradição oriental como "a toda santa", seria imune de toda a mancha do pecado. Ou seja, Maria é Imaculada por não haver máculas em sua existência.
A bem-aventurada teria sido preservada de toda a mancha no primeiro instante de sua conceição, termo que significa ato de conceber ou gerar.
Maria gestou Jesus Cristo, após a visita do Espiríto Santo.
Ela recebe diversos nomes, como Nossa Senhora Aparecida, após uma imagem ter surgido em um rio, Ave Maria, Virgem Maria, entre outros.
O feriado católico é celebrado em diversas cidades pelo Brasil, mas em Cuiabá é considerado feriado municipal, de acordo com a lei nº 5.576, de 24 de agosto de 2012. As repartições do governo de Estado, localizadas na capital, não abrirão em razão de decreto assinado pelo governador. Entretanto, o comércio poderá abrir normalmente no dia.