Cidades

Conheça a campanha pela proteção ambiental da Serra do Gandarela

Localizada em meio as Serras, do Caraça e da Piedade, a cerca de 40 km de Belo Horizonte – MG, a Serra do Gandarela é alvo da apreensão dos ambientalistas, pois além de refugiar uma biodiversidade incrível, compondo biomas integrantes da segunda maior área de Mata Atlântica preservada de Minas Gerais e mais de 100 cavernas registradas, Gandarela também ampara uma das maiores extensão de cangas ferruginosas do Brasil, o que facilita a invasão de empresas mineradas e tem causado uma devastação enorme da região. 

Em 2014, depois de várias negociações, o governo federal cedeu a pressões da sociedade civil para a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, consentindo, infelizmente, permissão para o Apolo, da Vale, minerar sete mil hectares, o que ameaça importantes mananciais da região (Bacias Hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas) e compromete a qualidade de 60% do abastecimento de água aos mineiros de Belo Horizonte e região metropolitana.

Em uma alternativa de preservação desse patrimônio natural, surgiu “Plante Uma Árvore” na Serra do Gandarela, idealizada pela Floricultura Ikebana Flores Belo Horizonte   e pelo Coletivo Cirandar. 

“PLANTE UMA ÁRVORE” está sendo semeada desde novembro de 2012, e desde então, mais de 300 parceiros abraçaram a causa e tornaram possível concretizar ações de plantios realizadas em nome deles. 

Além da campanha, a floricultura está doando mudas do cerrado: candeia, ipê branco, ipê crioulo, ipê amarelo, mogno, jacarandá, sucupira, aroeira, peroba e jequitibá, entre outras. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

Para maiores informações sobre a campanha podem ser acessadas aqui.

Thais Alessandra do Coletivo Cirandar

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.