Nacional

Congresso pode votar proposta de Orçamento na próxima terça-feira

Em seus últimos dias antes do recesso parlamentar, o Congresso Nacional pode votar, na próxima terça-feira 17, a proposta orçamentária para 2020. A sessão para a votação do projeto está marcada para às 14h30.

Antes da análise por deputados e senadores no plenário, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) precisa votar o relatório final da proposta às 11h.

O parecer preliminar apresentado pelo relator-geral do Orçamento, deputado Domingos Neto (PSD-CE), modificou parâmetros que serviram para as projeções de receitas e despesas e incorporou efeitos de propostas feitas pelo Congresso ao texto original, que havia sido enviado pelo governo.

Segundo relatório preliminar aprovado pela Comissão, o texto prevê o total de 3,6 trilhões de reais para as projeções de receita e de despesa. Do dinheiro previsto para 2020, 3,5 trilhões de reais são dos orçamentos fiscal e de seguridade social, dos quais 917,1 bilhões de reais referem-se ao refinanciamento da dívida pública.

O relatório diz que o salário mínimo, em janeiro de 2020, passará dos atuais R$ 998 para cerca de R$ 1.031, uma alta de cerca de 3%. O valor está abaixo dos 1.039 reais inicialmente previsto. O novo patamar do salário mínimo chegou a um valor apenas com a reposição da inflação acumulada no período, sem reajuste real.

O orçamento também estabelece que, em 2020, o governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) terá um déficit de 124,1 bilhões de reais.

Para 2020, a proposta orçamentária prevê ainda um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,32%, pouco acima da expectativa do mercado (2,20%). A inflação prevista para o próximo ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 3,53%.

Durante a votação, o colegiado rejeitou oito dos nove destaques apresentados ao texto. O único destaque aprovado elevou o fundo eleitoral de 2020 de 2 bilhões de reais para 3,8 bilhões de reais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus