Política

Confira perfil dos 18 nomes que ocuparão o primeiro escalão de Emanuel Pinheiro

O prefeito eleito, Emanuel Pinheiro (PMDB), nomeará na noite de sua posse, neste domingo (1), 18 nomes que ocuparão o primeiro escalão na Prefeitura de Cuiabá. A maioria dos cargos é indicação pessoal de Emanuel Pinheiro e também de partidos da base aliada.

O peemedebista manteve todas as secretarias da gestão Mauro Mendes (PSB) e desmembrou apenas o cargo de secretário de Comunicação e Governo, anteriormente ocupados pelo jornalista Kleber. Nesta gestão, a Secretaria de Comunicação ficará com o jornalista Roberto Amador, o Bebeto, e a Secretaria de Governo  com o ex-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa.

Confira perfil de todos os candidatos

Secretaria Municipal de Saúde

Elizeth Lúcia de Araújo é uma escolha pessoal de Emanuel.  Ela colaborou na elaboração do Plano de Governo e integrou a equipe de transição de governo. Tem formação em Assistência Social com especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde e em Atenção Psicossocial. Já atuou na Funasa, na Saúde Indígena, foi secretária de Saúde do município de Juína e no Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Secretaria Municipal de Ordem Pública

O coronel Sales tem em seu histórico serviços prestados à Policia Militar de Mato Grosso atuando como comandante em diversos batalhões e criador do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), Comandante Geral da PM e secretário adjunto de Segurança Pública de MT. Ele é filiado ao PSC, sigla que somou conosco na campanha, cristão, preparado, experiente e profundo conhecedor da área de atuação. Sua indicação teve o aval do Conselho Político da Comadmat (Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Assembleia de Deus do Estado de Mato Grosso).

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Renato Anselmo (PRP) é suplente de vereador e tem graduação em Administração de Empresas e é graduando em Direito.

Na Secretaria Municipal de Planejamento

Zito Adrien foi vereador em quatro legislaturas, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso, presidente da Metamat, diretor da antiga Sanemat, presidente da extinta Sanecap, secretário municipal de Habitação e ainda tem uma vasta atuação nas entidades vinculadas ao setor comercial e formação como arquiteto e urbanista.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

José Roberto Stopa, o único nome do secretariado de Mauro Mendes mantido por Emanuel, é presidente do Partido Verde, partido de base de apoio de Pinheiro. Segundo o prefeito eleito, ele reúne os principais critérios para a montagem da equipe: que são sensibilidade política e profundo conhecimento da área de atuação, além de três importantes fatores que são desempenho dele na atual gestão, a sua liderança política (presidente regional do PV) que agrega os quatro parlamentares da legenda na sua base.

Secretaria de Governo

O ex-secretário adjunto de Estado de Fazenda, Carlos Roberto da Costa, foi secretário adjunto de Estado de Fazenda e prefeito de Nossa Senhora do Livramento (MT) por três mandatos – 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.

Secretaria Municipal de Fazenda

O economista Antônio Possas de Carvalho é fiscal de tributos estaduais aposentado, foi secretário de finanças do município de Cuiabá (89 a 92) e diretor administrativo da Secretaria Municipal de Transportes em 2005, época em que Pinheiro chefiou a pasta.

Secretaria Municipal de Gestão

O empresário Rafael de Oliveira Cotrim Dias é filiado ao PTB, legenda que integra a base de apoio de Pinheiro. De acordo com Pinheiro, a principal meta à frente da pasta será, junto com os servidores, modernizar a máquina administrativa e a gestão municipal.

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

A pasta será comandada por Antenor de Figueiredo Neto, 53 anos, casado, pai de dois filhos, natural de Cuiabá. Bacharel em Ciências Contábeis (93), pós-graduado em auditoria fiscal pela UFMT. Atua há 34 anos como Auditor fiscal do município (concursado). Foi secretário de Transito e Transporte Urbano do Município nos anos de 2013 e2014. Filiado ao PMDB.

Secretaria Municipal de Obras Públicas

Vanderlúcio Rodrigues da Silva, 48 anos, casado, pai de três filhos, natural de Patos de Minas (MG), reside em Cuiabá desde 1986. Engenheiro civil, formado pela Ufmt em 1990, tem experiência como engenheiro civil nos setores público e privado. Indicação do Partido Progressista.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano

Singlair Ciekalski de Musis, 50 anos, casada, mãe de dois filhos. Natural de Rondonopolis, reside em Cuiabá desde os seis meses de idade. Vice-presidente estadual do PMDB Mulher. Atuou como coordenadora de creches na Prefeitura de Cuiabá de 89 a 92 e tem experiência nas áreas de relações públicas e de recursos humanos

Secretaria de Comunicação

Tratado carinhosamente pelos colegas da imprensa pelo codinome Bebeto, ele tem 53 anos, é casado e pai de dois filhos. Apesar de especializado em comércio exterior, Bebeto começou sua trajetória no jornalismo aos 15 anos, no interior de São Paulo. Em Mato Grosso trabalhou nas redações das TVs Centro América, Cidade Verde, TBO e dos jornais Estado de Mato Grosso, Diário de Cuiabá e A Gazeta, além de diversas campanhas eleitorais. Desde 2005 atua como assessor de imprensa no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico

A pasta fica no comando do vereador eleito Vinicyus Correa Hugueney (PP). Para Pinheiro, Vinicyus é uma das gratas revelações da política, dinâmico e empreendedor. Já atuou na pasta em 2015 como secretário adjunto. Sua indicação tem o respaldo do Partido Progressista, que compôs a base de apoio na campanha para a Prefeitura, do deputado federal Ezequiel Fonseca, do secretário nacional de Agricultura, Neri Geller, e do ministro Blairo Maggi.

Secretaria Municipal de Educação

Professora Mabel Strobel Moreira da Silva é filiada ao PSC (Partido Social Cristão). Mabel é foi a mais jovem diretoria de escola do município em 1989, atuou na SME como assessora pedagógica e diretora de ensino e pesquisa. Foi superintendente da Seduc-MT e secretária de Educação em Chapada dos Guimarães e em Barão de Melgaço. Pedagoga, mestre em Filosofia na Educação, doutoranda em Gestão Pública e Ciências da Educação, com aperfeiçoamento em Inovação Educacional (Portugal), Filosofia na Educação (EUA) e em Ciências da Educação e Políticas Públicas (Argentina). 

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

O atual Defensor Público Geral do Estado, Dr. Djalma Sabo Mendes, foi uma escolha pessoal de Emanuel. Djalma Sabo Mendes é cuiabano, formado em direito, defensor público concursado desde 1999, exerceu por três vezes o cargo de Defensor Público Geral. 

Procuradoria Geral do Município

Advogado Nestor Fidélis também foi uma indicação pessoal de Emanuel. Fidelis conta com três especializações na área do Direito Público, doutorando com tese sobre Municipalismo. Nestor foi coordenador jurídico por 10 anos na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e já advogou para vários municípios e prefeitos. Foi coordenador jurídico durante a campanha eleitoral de Pinheiro. 

Controladoria Geral do Município

O advogado Marcus Antônio de Souza Brito é formado em Direito com especialização em Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa e pós-graduado em Controladoria. Foi servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso de 1986 a 2011, é professor de Direito Civil e advogado atuante. 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O engenheiro civil, Juares Samaniego, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), foi uma escolha pessoal de Emanuel Pinheiro. Samaniego foi um dos grandes apoiadores da candidatura de Emanuel nos dois turnos das eleições passadas. Formou-se em engenharia civil e segurança do trabalho pela UFMT em 1988. É também bacharel em direito, pela Unirondon. Casado e pai de três filhos, possui 55 anos. É natural de Ponta Porã (MS). Vive em Cuiabá há 33 anos.

 

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões