A maioria das pessoas que quer fazer exercício busca principalmente a perda de peso – nesse caso, existem atividades mais eficazes, como a corda, caminhada ou a corrida, por exemplo. Quem corre na esteira pode também intercalar com caminhada, o que ajuda a aumentar o gasto de calorias.
Por outro lado, quem quer ganhar músculos deve focar mais em exercícios de força, como a musculação. Vale lembrar, porém, que a musculação exige foco e atenção com os pesos, número de séries e repetições. Além disso, é fundamental respeitar o descanso entre os treinos e variar os exercícios, para não deixar que o corpo se adapte totalmente a uma série.
Para quem precisa melhorar a postura, a dica é praticar pilates, focando nos exercícios de respiração e no cuidado com a postura também fora das aulas. No entanto, o médico do esporte alerta que, seja qual for o exercício ou objetivo, é fundamental manter a disciplina e a frequência de treinos, além de cuidar da alimentação.
Lesão do Neymar
O programa desta segunda-feira (7) falou também sobre a lesão do jogador Neymar, da seleção brasileira. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, esse machucado costuma gerar bastante dor, o que pode limitar bastante os movimentos e a performance do atleta. Se a fratura tivesse atingido o corpo da vértebra, o risco seria maior por causa das proximidades com os nervos, o que poderia exigir até cirurgia. No caso do Neymar, a fratura foi mais leve, como explicou o médico.
G1/BEM ESTAR