Será que existe um exercício que trabalha quase todos os músculos e ainda queima calorias mais rápido? No Bem Estar desta sexta-feira (3), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o educador físico Carlos Ornaghi explicaram que existem exercícios que desafiam mais o corpo, além de trabalhar mais a musculatura.
De acordo com os especialistas, ao fazer um exercício em um aparelho, como o exercício abdominal, por exemplo, só uma musculatura específica é exigida e são isolados os outros músculos.
Ao fazer a abdominal em cima de uma bola, por outro lado, o corpo usa mais grupos musculares para conseguir se estabilizar, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca. O mesmo acontece com o agachamento – fazer em cima de uma superfície instável trabalha mais músculos, o que ajuda a realizar atividades do dia a dia, como agachar, por exemplo.
Vale ressaltar, no entanto, que as 2 modalidades trazem benefícios, mas são direcionadas para objetivos diferentes. Quem usa aparelhos, por exemplo, geralmente quer a hipertrofia, que é um aumento do tamanho de um músculo específico. Já quem faz o funcional quer treinar mais músculos estabilizadores, que ajudam a equilibrar e dar suporte às articulações, auxiliando nas atividades do dia a dia, como agachar, girar, andar, correr, empurrar e até ficar sentado.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, até mesmo sentar exige força muscular. Muitas pessoas distribuem o peso nos glúteos ou coxas, o que prejudica a postura, mas o ideal é colocar mais o peso nos ossos do glúteo. Para ter uma postura correta, é importante ter o quadril e a região do abdômen bem fortalecidos.
G1