Existem alguns exercícios que não só fortalecem a musculatura, como também ajudam a melhorar o o equilíbrio e o alongamento, como ensinou a terapeuta Mônica Monteiro – de joelhos no chão e com uma das pernas dobrada à frente do corpo, por exemplo, já é possível treinar esses três fatores. No entanto, é importante manter o abdômen contraído e a postura correta, como mostra a imagem abaixo.
Uma pessoa sedentária pode ter mais dificuldades em manter a posição nesse exercício, mas é questão de treino. Por isso, é fundamental trabalhar a flexibilidade e a força, que geram um efeito positivo na postura. O pilates e a ioga, por exemplo, também são atividades que melhoram a postura, além de ajudar a treinar força, equilíbrio e consciência corporal.
Existe inclusive uma modalidade que alia a ioga ao surfe, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin essa modalidade foca mais no treino do equilíbrio, como explicaram os especialistas. A terapeuta mostrou que se exercitar em desequilíbrio faz músculos "desacordados" do corpo começarem a trabalhar, em uma espécie de reação em cadeia para manter o corpo em pé.
G1/BEM ESTAR