Cidades

Confira cinco dicas de especialista para montar o currículo ideal

Currículo pode ser a porta de entrada para um novo emprego (Foto: Filipe Rodrigues / G1)

Um bom currículo pode ser sua porta de entrada para um novo emprego. Por isso, é importante saber como ser sucinto e chamar a atenção, seja na versão impressa ou digital do documento. Algumas dicas podem te ajudar nesse processo.

Para te ajudar a turbinar o currículo, pedimos para Cassia Cintra, consultora de gestão de pessoas, algumas dicas para se destacar nesta primeira etapa de um processo seletivo. Confira:

1 – Impresso tem diferença para o digital?
O ideal é utilizar um formato único. Veja a explicação: "O CV representa trajetória acadêmica ou profissional, por tanto o conteúdo é que faz a grande diferença. É importante que o profissional tenha claro seu objetivo profissional, desta forma, terá maior assertividade na construção do formato aderente a posição que busca", disse.   

2 – O que devemos evitar em um currículo?
O ideal é personalizar o currículo para a vaga que você vai concorrer. Experiências e cursos em outras áreas devem ser ignorados, já que isso tornaria o currículo longo. Também é importante avaliar informações muito antigas, como cursos feitos há muito tempo. "Estes cuidados nos ajudam a deixar o cv “atrativo” para o que estamos buscando e em contrapartida que o mercado ao analisar o cv identifique a aderência curricular ao que ele esta buscando/necessitando", lembra Cássia. A consultora também acrescenta duas dicas: evite erros de digitação e não minta.

3 – Anexar foto é uma boa estratégia?
Aparência conta, mas é necessário bom senso. Tanto na versão impressão quanto virtual, deve-se usar fotografia no formato 3 x 4. "Com as mídias sociais a imagem tornou-se muito presente na aproximação com o profissional. Acreditamos que a foto é algo positivo, desde que adequada ao propósito", afirmou.

4 – Como condensar informações?
Currículos muito longos podem ser cansativos para quem vai te recrutar. O ideal é montar com no máximo duas páginas. Então, é necessário saber expressar o máximo de informações no mínimo de espaço possível. A especialista recomenda: "elabore uma lista de realizações para o maior numero de competências possível; redija um resumo para enfatizar a sua experiência e pontos fortes e descreva suas atividades desde o inicio de sua carreira, por mais simples que seja a atividade ou função".

Outras dicas para ser sucinto na hora de preencher: "Escolha as atividades de maior relevância pra você, para o objetivo x mercado. e coloque no papel. Sublinhe as palavras chaves, as que fazem parte de sua trajetória e de maior atrativo".

5 – Como chamar a atenção pelo e-mail na hora de enviar?
Quando o número de currículos recebidos é muito grande, a empresa costuma buscar palavras-chave para uma pré-seleção antes de abrir os arquivos um por um. Portanto, até o título do assunto é importante. A dica para o assunto é colocar na sequência: nome, função e área de atuação.

O texto no corpo do e-mail também é importante: "Com a demanda de e-mails recebidos diariamente, torna-se inviável acessar um por um. As empresas trabalham muito com palavras chaves. Sugere-se que a carta de apresentação tenha objetividade e clareza", afirmou.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.