O sistema operacional Android, o mais usado em celulares no mundo, recebe hoje (21) sua atualização anual. Essa será a 15° versão do sistema (8.0) e ganhou o nome de “Android Oreo”, mais uma vez inspirado em um doce, como já é típico do Google.
Aproveitando que hoje também acontece um eclipse total que pode ser visto em diferentes partes do mundo, o Google lançou um site (https://www.android.com/eclipse/) que faz a contagem regressiva para a chegada do novo sistema e, ao mesmo tempo, para o acontecimento do fenômeno.
Confira abaixo algumas das principais novidades que o Android 8.0 propõe:
Faça tudo ao mesmo tempo – Essa ferramenta, chamada Picture in Picture, permite que os usuários façam duas coisas simultaneamente. Você pode participar de uma chamada de vídeo e ao mesmo tempo assistir um filme na Netflix.
Notificações – Agora qualquer atualização em seus aplicativos e redes sociais vai fazer uma bolinha surgir na sua tela, informando o que acabou de acontecer. Para ter mais detalhes sobre a notificação, basta clicar na bolinha. Essa opção já existe no Android de alguns aparelhos, como nos da Samsumg e LG.
Preenchimento automático avançado – Agora todos os campos de login serão preenchidos automaticamente. Ao tentar entrar no facebook, por exemplo, o e-mail e a senha já estarão com os campos preenchidos.
Emojis redondos – Diga adeus para os emojis em formato triangular. Agora eles ganharam uma forma arredondada, como os da Whatsapp.
Texto Inteligente – Toda vez que você copiar um texto o Google vai tentar adivinhar onde você quer colá-lo. Por exemplo, se você copia um número de telefone, o Android Oreo já sabe que muito provavelmente você quer levá-lo para a parte da agenda e criar um novo contato.
Apps em segundo plano – Agora os apps que ficam abertos em segundo plano vai consumir menos bateria e economizar memória.
Criando Widgets – Agora é possível criar widgets dentro do próprio aplicativo, o mesmo será identificado com um "mini-ícone" de qual app veio o atalho.
“Encontrar Meu Dispositivo” – Caso você perca seu celular, ou ele seja roubado, é possível bloquear e excluir dispositivos a distância.
Mais rápido – De acordo com o Google, o Android Oreo executa os aplicativos com mais rapidez e suavidade.
Proteção – Através do “Google Play Protect” o Android detectará e excluirá qualquer app que possa por o dispositivo em risco.