O conde de Londsdale, Hugh Lowther, alega não ter tido outra alternativa senão colocar o terreno, de 10,8 km², à venda. Caso contrário, ele afirma que teria de dividir a propriedade, que pertence à sua família há centenas de anos.Lowther explica que foi forçado a vender o monte numa tentativa de pagar um imposto de 9 milhões de libras (R$ 34 milhões) cobrado pelas autoridades por causa da herança que recebeu de seu pai.
Senhorio feudal
O comprador da montanha terá o direito de usar o título de lorde do "Manor de Threkeld", uma espécie de senhorio da região, e poderá dar entrada a um pedido para criar e ostentar o seu próprio brasão de armas.Ele também ganhará o direito sobre 5.471 ovelhas e 932 cordeiros.
A montanha Blencathra, que é mais conhecida como "Gaivota" devido a seu formato que lembra a ave, já foi descrita "como um dos objetos grandiosos no Lake District e um dos mais conhecidos" pelo renomado guia de viagens Alfred Wainwright (1907-1991).
O local atrai turistas de todo o mundo e pode ser visto de uma vasta área do norte da Cúmbria."A Blencathra e sua mansão pertencem à minha família há mais de 400 anos. Por isso, a venda da propriedade icônica será uma grande perda".
"No entanto, tive de pagar o imposto de herança após a morte do meu pai em 2006 e meu objetivo é manter o quanto puder as partes centrais da propriedade de Lonsdale intactas".
"Não queremos fazer ruas dentro da propriedade", disse ele.
"Também não queremos ter de expulsar nossos locatários, como alguns fazendeiros, que já moram aqui há muitos anos", acrescentou.
John Robson, o corretor encarregado da venda da montanha, descreveu a oportunidade como "única". Segundo ele, o comprador levará para casa "uma das jóias da coroa do Lake District".
G1