A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta segunda-feira (3) a fiscalização dos estoques públicos de grãos nos Estados de Mato Grosso, Paraná e Tocantins. Em nota, a estatal diz que os fiscais estarão em campo até o dia 14 de julho, visitando 23 armazéns públicos e privados. A expectativa é vistoriar 492,1 mil toneladas de milho e trigo.
Na vistoria serão analisados, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos estocados. No Paraná, os técnicos aproveitarão para fazer o cadastramento de 18 novas unidades armazenadoras.
De acordo com a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia, nas quatro primeiras etapas do ano foram inspecionados 272 armazéns localizados em todas as unidades da federação.
Nas vistorias, os técnicos da Conab fiscalizaram aproximadamente 1,6 milhão de toneladas de produtos e registraram perdas de 990 toneladas de café e milho por quebra de umidade e quebra técnica e desvios de 2,49 mil toneladas de milho.
Conforme a Conab, no caso das perdas os armazenadores terão que indenizar a Companhia. “Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.” Até novembro, a Conab ainda realizará mais quatro etapas da fiscalização.