A composição corporal é o que nos permite saber do que exatamente nosso organismo é constituído. Essa medida varia de pessoa para pessoa de acordo com a idade, o sexo e o estado físico e, como você já deve ter ouvido falar algumas vezes, a água é o composto mais abundante em nosso organismo.
Do ponto de vista funcional e de performance, a composição corporal é dividida em dois grupos: massa magra e massa gorda. Sendo assim, medir sua massa corporal (seu peso total) na balança não é a melhor forma de avaliar seu progresso, já que uma balança comum não é capaz de identificar quanto você possui de massa gorda e massa magra.
Veja nesse exemplo da foto em que a mulher fez atividade física e uma alimentação adequada e aumentou em 1 kg no seu peso total. Esse aumento é de quê? Músculos, retenção de líquidos, gordura etc. E antes que você diga que seu objetivo não é aumentar massa muscular, pois você não quer ficar “masculinizada", talvez se interesse em saber que a musculatura é um tecido metabolicamente ativo, isto é, gasta energia constantemente apenas para se manter, mesmo que você esteja dormindo.
Cada quilograma adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia. É isto mesmo: 1 kg a mais de músculo representa cerca de 100 kcal a mais no seu gasto diário, ou seja, mesmo que seu objetivo seja emagrecer você deve, no mínimo, manter sua massa magra e focar suas estratégias de treino e alimentação adequada para perder gordura. Por isso, não se prenda a um mero número na balança.
É claro que ele pode ser uma referência, mas para avaliar corretamente seu progresso é preciso saber sua composição corporal, isto é, seu percentual de massa magra e massa gorda. Músculo pesa mais que gordura? O que pesa mais: 1 kg de chumbo ou 1 kg de pena? Bom, um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de chumbo ou isopor. Logo, o mesmo acontece com músculo e gordura. Porém, por ser mais denso e compacto do que o tecido adiposo (gordura), o músculo aparenta ser mais pesado. Um quilo de músculo ocupa cerca de um quarto (1/4) do espaço ocupado por um quilo de gordura. A musculatura ocupa menos espaço no corpo.
Por isso o peso corporal pode aumentar à medida que você treina e ganha massa muscular, mesmo que visualmente você pareça mais magra. É fundamental ter consciência disso quando sua meta, ao praticar atividades físicas e ter uma alimentação adequada, é conquistar uma aparência magra e tonificada. Apenas com ganho de massa muscular e redução do percentual de gordura é possível se livrar da flacidez, celulite e gordura localizada. Caso contrário, você pode ser, no mínimo, uma “falsa magra".