Opinião

Composição corporal

A composição corporal é o que nos permite saber do que exatamente nosso organismo é constituído. Essa medida varia de pessoa para pessoa de acordo com a idade, o sexo e o estado físico e, como você já deve ter ouvido falar algumas vezes, a água é o composto mais abundante em nosso organismo.

Do ponto de vista funcional e de performance, a composição corporal é dividida em dois grupos: massa magra e massa gorda. Sendo assim, medir sua massa corporal (seu peso total) na balança não é a melhor forma de avaliar seu progresso, já que uma balança comum não é capaz de identificar quanto você possui de massa gorda e massa magra.

Veja nesse exemplo da foto em que a mulher fez atividade física e uma alimentação adequada e aumentou em 1 kg no seu peso total. Esse aumento é de quê? Músculos, retenção de líquidos, gordura etc. E antes que você diga que seu objetivo não é aumentar massa muscular, pois você não quer ficar “masculinizada", talvez se interesse em saber que a musculatura é um tecido metabolicamente ativo, isto é, gasta energia constantemente apenas para se manter, mesmo que você esteja dormindo.

Cada quilograma adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia. É isto mesmo: 1 kg a mais de músculo representa cerca de 100 kcal a mais no seu gasto diário, ou seja, mesmo que seu objetivo seja emagrecer você deve, no mínimo, manter sua massa magra e focar suas estratégias de treino e alimentação adequada para perder gordura. Por isso, não se prenda a um mero número na balança.

É claro que ele pode ser uma referência, mas para avaliar corretamente seu progresso é preciso saber sua composição corporal, isto é, seu percentual de massa magra e massa gorda. Músculo pesa mais que gordura? O que pesa mais: 1 kg de chumbo ou 1 kg de pena? Bom, um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de chumbo ou isopor. Logo, o mesmo acontece com músculo e gordura. Porém, por ser mais denso e compacto do que o tecido adiposo (gordura), o músculo aparenta ser mais pesado. Um quilo de músculo ocupa cerca de um quarto (1/4) do espaço ocupado por um quilo de gordura. A musculatura ocupa menos espaço no corpo.

Por isso o peso corporal pode aumentar à medida que você treina e ganha massa muscular, mesmo que visualmente você pareça mais magra. É fundamental ter consciência disso quando sua meta, ao praticar atividades físicas e ter uma alimentação adequada, é conquistar uma aparência magra e tonificada. Apenas com ganho de massa muscular e redução do percentual de gordura é possível se livrar da flacidez, celulite e gordura localizada. Caso contrário, você pode ser, no mínimo, uma “falsa magra".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do