“O sistema penal brasileiro pune – e muito… principalmente os negros, os pobres, as minorias em geral.” Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal-STF, (Hugo Marques – Veja/15/06/2011).
O atual Secretário Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, o Coronel Leovaldo Emanoel Sales da Silva, é um brilhante cultural.
O jovem Sales Silva faz parte da população que mais contribui para a evolução de Mato Grosso, desde o século XVIII.
A população preta em MT é: 10,3, parda: 56,5 – total: 66,8. (Segundo IBGE, conforme PNAD Continua, 4°trimestre de 2017.)
O competente Sales Silva, evidenciou com categoria o rompimento de obstáculos, “nunca me achei diferente”. Notar-se-á que, com “muito estudo” venceu e sempre “sim comandante”.
Sales e Silva é coronel da Reserva Remunerada da polícia Militar de Mato Grosso-PMMT, serviu diversas autoridades de Mato Grosso.
O partido do cidadão Sales Silva é: a sociedade brasileira, seu cotidiano é pautado no equilíbrio + competência +sensatez + caráter = resultado. Estes são atributos que se fazem presente no respeitado e conhecido por: ‘Cel. Sales’. Empenhado, na prevenção para que a sociedade possa obter resultados. E assim o faz.
Segundo o Secretário Sales Silva, 21/03/2018, pontuou: “Minha mãe (Oacy Sales Gomes da Silva), ensinou-me a palavra mais digna que um ser humano possa ter em seu cotidiano HONESTIDADE. (…), incentivou-me a lutar pelas minhas conquistas e nunca obter nada que não fosse consequência de trabalho e esforço pessoal sem subtrair nada de ninguém (…)ensinou-me muito isso.”
O engrandecimento dos valores da mãe é um referencial importante na reflexão do secretário. Isto representa, “todos são iguais”.
O caráter e dignidade por igualdade é manifesto nas brilhantes reflexões “minha mãe ensinou-me”.
Quanto ao seu trânsito pela sociedade “sou uma pessoa que tenho poucos amigos, mas os poucos que eu tenho, eu os tenho, dedico-lhe a maior intensidade”.
A evolução de Mato Grosso e seu passado: ouro, extração de produtos naturais à exportação. Sales Silva pontuou: “eu me preocupo muito com a história, o tempo não volta para você reescrevê-la e redefinir. É importante que possamos construir bem o presente para não nos envergonharmos de nossas ações, e que, nossos filhos e amigos sintam orgulhosos pelas nossas atitudes coerentes. Caráter(…).” Quanto aos jovens, sugeriu: “preparação para enfrentar todos os desafios da vida, quando falo em preparação, eu reflito sobre cultura.” (Leovaldo Emanoel Sales da Silva,
Os políticos têm muito que aprender com os pretos e militares honrados.
Conforme, Joaquim B. Barbosa, ex Presidente-STF. “A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, (…)Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.” Será que a imprensa brasileira ainda não ficou colorida?
Há de se notar que existe sentimento patriótico em sua postura de retidão, sem alarde entende-se que: jamais foi submisso ou subserviente e diz o que pensa.
Não está atrelado à grupos, ou a movimentos. Então, sente liberto para dizer o que pensa.
Creiamos que Mato Grosso e o Brasil devem resgatar as competências intelectuais independentemente da cor da pele ou história de vida. Há muitos cidadãos negros pronto para servir o país. O cidadão negro é nossa maior bandeira de orgulho, diante da sua importância que assume e honra a nossa história: não há um cidadão negro envolvido na “Lava Jato”, e, nem sequer tirando sono dos juízes brasileiros. Não há cidadão negro nos envergonhando em outros países.
Celeridade sociedade para igualdade e fraternidade, vamos nos unir para que solucionar as questões sociais, econômicas e políticas.
* GRACI OURIVES DE MIRANDA, professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP. Especialização História Social – UFMT. Curso – USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos – UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 – obra científica
go.miranda@uol.com.br