O Procon Estadual divulgou nesta segunda-feira (7), um balanço com uma lista de serviços apontados como os campeões de reclamações dos consumidores no mês de abril.
O órgão de Defesa do consumidor realizou apenas no mês de abril 2,5 mil reclamações presenciais e oline. Novamente, os dados mostram que as principais queixas foram contra as empresas de energia elétrica com 245 reclamações, água e esgoto 245, seguido da telefonia celular 157.
Ainda segundo dados do Procon, além das empresas mencionadas, o setor financeiro também aparece na lista dos mais reclamados. Os números mostram que foram 241 casos, sendo 77 para categoria de banco comercial, 54 para cartão de crédito e 18 para financeira.
O Circuito Mato Grosso entrou em contato como com empresa líder de reclamação no Procon. Em nota, a Energisa, responsável pela transmissão de energia em Mato Grosso, disse que tem tentado reduzir o número de reclamações. A segunda coloca no ranking de reclamações, empresa Águas Cuiabá, disse que houve uma redução no número de reclamações.
Leia a íntegra das notas
Energisa realiza trabalho de aproximação com clientes
Esclarecimentos aos clientes, investimentos e serviços com qualidade. Essas são as bases do trabalho de aproximação realizado pela Energisa Mato Grosso que busca a melhoria na satisfação dos clientes. O resultado pode ser observado, por exemplo, pelo ranking do Procon, que aponta uma redução de 44% no total de reclamações sobre energia elétrica se comparado aos meses de janeiro, quando o total chegou a 687, ou ainda com abril, quando foram registradas 380 reclamações.
“Algumas ações foram fundamentais para essa redução, como os investimentos realizados, o maior número de informações levadas aos clientes e as participações em mutirões e eventos. Buscamos sempre a mitigação dessas reclamações, pois nosso objetivo principal é a satisfação do cliente”, comenta Wesley Alves Batista, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso.
Desde que chegou a Mato Grosso, a empresa investiu mais de R$ 1,5 bilhão em melhoria da rede de distribuição – novas e antigas, frota, capacitação, atendimento ao cliente, entre outros. Para 2018 a previsão é de mais R$ 715 milhões investidos no Estado. A Empresa também reformulou a área de atendimento a Grandes Clientes e Poder Público, criou um comitê para a identificação das linhas e equipamentos que trazem mais problemas e trabalhou em melhorias nos locais apontados.
Outro ponto importante foi a participação em mutirões de negociação e de atendimento, como na Caravana da Transformação. Neste mesmo período, a empresa ampliou a divulgação dos direitos e deveres e outros temas importantes para os clientes por meio de panfletos nas agências de atendimento, distribuição de clientes em cliente, campanhas e o Minuto Energisa.
POSICIONAMENTO ÁGUAS CUIABÁ– PROCON
A Águas Cuiabá informa que apresenta índice de aproximadamente 95% de resolutividade dos casos registrados junto ao Procon/MT, segundo informações fornecidas próprio Órgão em 2017. Quanto às queixas, a concessionária ressalta que a redução verificada neste ano de 2018 é de cerca de 30%, considerando o período de janeiro a abril do corrente ano. A Águas Cuiabá prioriza o bom relacionamento com o cliente, adotando diretrizes que possibilitam a realização dos atendimentos dentro dos prazos definidos por lei e buscando, em todos os seus setores, a excelência na prestação dos serviços de saneamento básico.