Cidades

Como navegar com segurança no smartphone

O acesso diário a internet já faz parte da realidade de muito brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada, cerca de 127 milhões de pessoas tiveram acesso regular à internet no ano de 2018.

Para se ter uma ideia dessa abrangência, atualmente metade da população rural do país e das pessoas pertencentes às classes D e E possuem acesso à internet. A mesma pesquisa mostra que das 127 milhões de pessoas que acessam a internet diariamente, 97% delas navega através de smartphones.

Com o crescente aumento de pessoas no mundo online, a oferta de serviço nesta área também cresceu e, cada vez mais empresas, bancos e instituições oferecem seus serviços através de sites e aplicativos.

Tudo isso torna o dia a dia muito mais prático, mas também torna a privacidade de cada pessoa mais frágil. Uma vez que invadir um telefone celular conectado a internet pode ser uma tarefa relativamente simples e que, em uma única invasão é possível roubar uma série de dados, inclusive bancários.

Como se proteger de crimes virtuais

Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de benefícios, mas também problemas como os ‘cibercriminosos’, bandidos especializados em coletar informações bancárias e pessoais de navegadores desavisados e praticarem delitos com essas informações.

Qualquer pessoa que use a internet diariamente está sujeita a ação desses criminosos e, por isso, precisa pensar em maneiras de se proteger. Existem muitos caminhos de prevenção e segurança cibernética que podem evitar tais problemas. Conheça os principais a seguir:

  1. Não use internet Wi-Fi pública

Não se conectar a redes de internet desconhecidas, por exemplo, é um deles. Os famosos sinais de Wi-Fi liberados instalados em locais públicos – como hospitais, aeroportos e rodoviárias – são alguns exemplos de redes que devem ser evitadas.

  1. Informe-se sobre a tecnologia VPN

Se você tem uma empresa ou comércio e deseja manter os dados internos em sigilo com certeza precisa conhecer melhor a tecnologia VPN – Virtual Private Network, que em português significa Rede Virtual Privada.

Essa tecnologia permite criar uma rede privada onde os dados a serem enviados de um local para outro serão criptografados na saída e decodificados na chegada ao destino, impedindo assim que pessoas mal intencionadas os interceptem no meio do caminho.

Mas, apesar dessa tecnologia parecer mais interessante para empresas e instituições, uma conexão VPN é muito útil para quem usa a internet de maneira doméstica, especialmente se essa pessoa faz muitas transações bancárias através do celular ou realiza conversas que precisam ser mantidas em sigilo.

  1. Fique atento à URL do site

Estar atento à URL do site é uma dica simples, mas que nem todo mundo conhece. Basicamente todos os sites que começam com “https” são sites seguros e, portanto seus dados não correrão riscos.

Essa sigla significa que o site usa um sistema de criptografia com certificados SSL – Secure Sockets Layer, responsáveis por protegerem a transmissão de dados entre o servidor e o navegador web.

  1. Não clique em links suspeitos

Diariamente recebemos uma série de e-mails e mensagens com ofertas de produtos e serviços que geralmente parecem muito vantajosos. Nesses e-mails é comum encontrar links que encaminham para uma página exclusiva onde você terá acesso a tal oferta.

É preciso estar atento e evitar esse tipo link, pois grande parte deles trata-se na verdade de um golpe conhecido como Phishing, onde a pessoa julga estar acessando o site real da loja, realiza a compra faz o pagamento e só depois de alguns dias, quando seu produto não chega em casa ou o serviço não é liberado, é que ela percebe que caiu em um golpe na internet.

  1. Sempre opte pelas verificações em duas etapas

Quando o assunto é como navegar com segurança no smartphone, uma das dicas sempre presentes é: sempre que existir essa opção escolha a verificação de segurança em duas etapas.

Geralmente essa verificação é feita através de uma ligação, o envio de um e-mail, ou o envio de um código através de SMS, juntamente com a solicitação de uma senha. Essa ferramenta torna o acesso indevido a aplicativos e contas digitais muito mais difícil.

Agora que você conhece as principais dicas de como navegar com segurança no smartphone e a importância de se manter longe de cibercriminosos, será muito mais simples aproveitar todas as ferramentas digitais disponíveis sem medo.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.