Mundo Tecnológico

Como funciona a câmera de 41 MP do Nokia Lumia 1020

 
Na época, a empresa estava indo de mal a pior e ainda lançava aparelhos com o velho sistema operacional que utilizou por anos. Por conta do mau desempenho do Symbian se comparado com a concorrência, o aparelho, mesmo com uma ótima câmera, não emplacou. Agora, a finlandesa aposta suas fichas no Windows Phone 8 com um sensor ainda melhor que o do antecessor.
 
O zoom digital da câmera do Lumia 1020 não é exatamente um zoom digital,  pelo menos não da forma que conhecemos hoje, disponível em nossos smartphones e várias câmeras amadoras. No smarphone, em vez de eliminar alguns pixels da fotografia para tornar determinadas regiões maiores, ele simplesmente corta a imagem em uma área escolhida por você. Ou seja, ele captura todas as imagens em 41, 38 ou 34 MP e deixa todos os dados armazenados no aparelho, sem nenhuma perda de qualidade. Ainda assim, o que ele mostra na tela para você é uma prévia da foto original, como se fosse uma “thumbnail” de 5 MP. A partir disso, você vai aproximando a imagem em alguma parte do quadro capturado e o smartphone vai cortando a foto até chegar ao enquadramento desejado. Nada de pixels desaparecendo, mas sim um corta e recorta de fotos.
 
Segundo a Nokia, não são apenas megapixels que deixam uma foto com cores mais balanceadas, detalhes mais vívidos e, enfim, com uma qualidade aguçada. As lentes da câmera PureView é que fazem boa parte do trabalho. Ao todo, são seis delas, fabricadas pela ZEISS. Elas garantem a entrada de luz uniforme necessária para tirar boas fotos até em ambientes escuros, além de evitar distorções que podem acontecer em determinadas situações.
 
Para lidar com esse tipo de ambiente, a Nokia criou uma tecnologia que reduz o ruído em imagens com pouca luz. Para isso, foi preciso incluir um sistema de iluminação traseira no sensor de imagens. Ou seja, os pixels que não receberam nenhuma informação luminosa do ambiente não ficam “completamente apagados”, o que acaba com o efeito granulado e cheio de pontinhos pretos para todo lado nas fotografias.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Tecmundo
Foto: Reprodução
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados