Opinião

Como a alimentação pode te ajudar a ter mais disposição

Diversos nutrientes são constantemente recrutados para que nossas vias bioquímicas funcionem de forma eficiente, especialmente com o objetivo de aumentar nossa produção de energia, para que nossas atividades rotineiras sejam executadas. Partindo deste contexto, a alimentação saudável é fundamental para que nossos sistemas energéticos sejam otimizados, colaborando com mais disposição ao longo dos nossos dias. Como exemplo desta importância, o consumo de alimentos ricos em magnésio, como oleaginosas, leguminosas e vegetais verde escuros são essenciais para reduzir a sensação de fadiga, uma vez que este nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de energia, especialmente em vias de produção de energia a partir de carboidratos. Alimentos antioxidantes também podem ajudar a melhorar a disposição. É conhecido que o aumento do aporte antioxidante melhora funções hepáticas, favorecendo reações metabólicas mais adequadas e o processo de limpeza do organismo(destoxificação). O trato gastrointestinal é outro sistema que ganha benefícios com o bom aporte de antioxidantes, permitindo a adequada absorção de nutrientes para as nossas reações orgânicas. Vale ressaltar que as substâncias antioxidantes podem ser consumidas a partir de frutas, verduras e legumes variados. Recentemente, um estudo correlacionou a preferência pelo consumo de vegetais com melhora da disposição física. A saúde mitocondrial também é fundamental neste processo, uma vez que a produção energética ocorre, em maior parte, nas mitocôndrias. Para isso, compostos biotivos como resveratrol encontrado em alimentos avermelhados, e quercetina presente em altas concentrações na maçã e casca da cebola, principalmente, auxiliam em reações de biogênese mitocondrial, permitindo maior eficiência na produção energética. A beterraba rica em nitratos que aumentam a nossa capacidade de oxigenação e produção de energia.

Receita: descasques as cebolas que usa durante os preparos dos alimentos e lave-as bem e deixe secar. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno 180 graus por 20 minutos. Retire e esfarele-as e coloque em um vidro escuro na geladeira. Adicione ao seu prato na hora das refeições.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do