Com o propósito de apresentar o Pantanal Mato-Grossense como um atrativo para visitantes internacionais, uma comitiva com sete operadores de turismo do Canadá e dos Estados Unidos visitou a região de Barão de Melgaço e Varginha, distrito de Santo Antônio de Leverger.
A ação é resultado da união de esforços do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Em Varginha, os visitantes conheceram o Museu da Viola de Cocho – Espaço Cultural Alcides Ribeiro – e puderam conferir a confecção do instrumento, que é símbolo da cultura regional. Além de conhecerem os insumos e a fabricação do instrumento, os visitantes também tiveram acesso às danças e comidas típicas: cururu, siriri e rasqueado e, na gastronomia, bolo de arroz, chipa e bolo feito com rapadura.
A gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, disse que o turismo é uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso. “E o Sebrae atua de forma permanente no fortalecimento desse setor, por meio do apoio aos pequenos negócios, com a oferta de consultorias, formatação de roteiros turísticos e promoção dos destinos em feiras nacionais e internacionais. Nosso objetivo é fomentar o turismo no estado, gerando emprego, renda e oportunidades para as comunidades locais”, enfatizou.
A visita dos operadores faz parte da programação do Famtour, realizada entre os dias 17 e 24 de maio, e teve como foco a promoção internacional de Mato Grosso como destino turístico.Durante esse período, foi apresentado o melhor do Pantanal: a rica gastronomia, a arte e a cultura para operadores internacionais. A programação foi pensada para despertar o interesse do mercado global na região.
“Apresentamos os principais atrativos do Pantanal em uma semana. Foram momentos muito emocionantes. Tivemos muito contato com a natureza e realmente ficamos imersos. Tudo que foi apresentado foi bem aceito pelos operadores de turismo internacional e tem tudo a ver com os produtos que eles vendem, que é o turismo de safári”, destacou a coordenadora da Embratur, Karina Câmara.
Já a secretária adjunta da Sedec, Maria Letícia, enalteceu os atrativos turísticos de Mato Grosso. “O nosso estado é enorme, com imensas potencialidades. Essa programação propiciou a vivência do que nós temos aqui. E é muito importante, porque, a partir do momento que você tem experiência, você consegue falar com mais propriedade para o outro. Então, quando eles chegarem lá para poder vender, saberão como apresentar”, frisou.
O anfitrião da visita, o artesão Alcides Ribeiro, disse que tem orgulho de ser referência na produção da viola de cocho. “O Sebrae sempre foi parceiro. Hoje sou microempreendedor e sou feliz com o meu trabalho. É uma arte que aprendi com o meu pai e hoje repasso para meus filhos e netos.”
Já o operador de turismo do Canadá, Peter Souza, disse que a diversidade da região é um atrativo. “Vi muitos animais e esta visita foi extraordinária. Acredito que aqui tem mercado para a exploração do turismo internacional”, resumiu.
Fonte: Assessoria