Nacional

Comissão rejeita limitação para tarifas aéreas

Cerca de 57% das mais de oitocentas ligações aéreas domésticas regulares são operadas por apenas um concessionário, segundo dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A medida acaba com a liberdade tarifária para esses trechos, prevista na Lei 11.182/05, que criou a Anac.

O relator na comissão, deputado Giroto (PMDB-MS), afirmou que a defesa da concorrência deve ser feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), inclusive em setores regulados por agências. Ele lembrou que o Executivo já vetou um projeto de lei para a Anac estabelecer tarifas máximas ou mínimas para linhas aéreas.

Segundo Giroto, a proposta geraria um modelo híbrido, com parte do mercado sujeita a restrições da Anac e outra parte em regime de concorrência, que poderia resultar na redução do número de empresas, de localidades e de rotas atendidas.

Outro problema da proposta apontado pelo relator seria a criação de nova atribuição para a Anac, prejudicando atividades de regulação e fiscalização da agência. “O elevado custo regulatório que tal medida imporia à Anac não seria acompanhado por aumento de suas receitas”, defendeu o relator.

Tramitação

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi aprovado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Defesa do Consumidor; e agora foi rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes, a proposta perdeu o caráter conclusivo e terá de ser votada em Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Westphalem

Agência Câmara de Notícias

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus