Política

Comissão Parlamentar de Ética é instalada na Assembleia Legislativa

A escolha dos membros foi feita durante reunião do Colégio de Líderes, esta semana, depois que alguns dos deputados, anteriormente eleitos para a Comissão de Ética, manifestaram a intenção deixá-la. A decisão dos parlamentares em se afastar foi no intuito de garantir isonomia e imparcialidade no acompanhamento dos processos judiciais e operações policiais.

O deputado Dr. Leonardo, que preside a comissão, afirmou que os membros passam a trabalhar no acompanhamento e análise das operações em andamento do Estado que possuam alguma relação com a Assembleia Legislativa. “Vamos atuar para garantir as prerrogativas dos parlamentares, além de analisar e intervir em processos quando necessário”, afirmou o deputado.

O deputado Professor Adriano (PSB) explicou que uma vez instituída, cabe a comissão conduzir os trabalhos conforme determina Resolução 679/2006, zelando pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo e de forma discreta e sigilosa.

A instalação da Comissão de Ética e nomeação dos membros deverá ser publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa nos próximos dias e, a qualquer momento, a mesma poderá ser convocada para análise de fatos e emissão de parecer.

Composição – A Comissão de Ética Parlamentar é composta por cinco membros indicados pelos líderes de bancadas para mandato de um ano. Neste caso, a bancada de oposição é representada pelo deputado Allan Kardec (PT) e demais  deputados são indicações da bancada de base de governo.

Ainda de acordo com a Resolução, a Comissão de Ética Parlamentar se reúne mediante convocação de seu presidente, no caso deputado Dr. Leonardo, sempre que for provocada.

 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões