Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) decidiu instalar Comissão de Ética para investigar a conduta do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), após reiteradas declarações com ataques a mulheres e militantes feministas. A decisão foi tomada após pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso e a seccional Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) ter protocolado pedido de investigação contra o parlamentar e a sua suspensão temporária da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento.
“Encaminha-se o pedido para a Comissão de Ética que ainda será instalada após a indicação dos nomes pelos blocos parlamentares”, afirmou a presidente em exercício da Assembleia, Janaina Riva (MDB) durante sessão desta quarta-feira (31).
Comissão de Ética da Assembleia ainda não foi instalada, pelo entendimento dos deputados de que ela só será composta caso haja algum pedido de investigação. Indicação é do líder Dilmar Dal Bosco. Após a composição e reunião, a Comissão de Ética escolherá o presidente e o relator do caso envolvendo Cattani.
Atualmente, existem 5 blocos parlamentares na Assembleia. O bloco governista “Assembleia Forte” é composto pelos deputados Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (União), Júlio Campos (União), Sebastião Rezende (União), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB). A tendência é que o bloco indique dois nomes para a Comissão de Ética.
Já o bloco “Parlamentar Unidos”, que tem Dr. Eugênio (PSB) como líder, contam com Max Russi (PSB), Fabinho Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos). Bloco “Experiência e Trabalho” é liderado pelo deputado Lúdio Cabral (PT) e conta ainda com a participação de Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos), totalizando 5 parlamentares.
Sob liderança da deputada Janaina Riva (MDB), o bloco “Movimento Democrático Brasileiro” também é composto pelos demais deputados do partido:Dr. João, Juca do Guaraná Filho e Thiago Silva, todos do MDB.
Ainda há o bloco “Direita Democrática” com Elizeu Nascimento (PL) e integrado ainda pelos deputados Faissal (Cidadania), Cláudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).
O deputado Gilberto Cattani (PL) vem realizando uma série de declarações polêmicas e gravou vídeos no qual ironiza fala sobre mulheres.
Publicação mais recente do parlamentar ganhou espaço nas redes sociais ao longo desse final de semana. No vídeo, deputado bolsonarista aparece se "desculpando" com vacas em tom de ironia após fala anterior na qual comparou a gestação de mulheres à dos bovinos.