Política

Comissão de Ética rejeita pedido de cassação do mandato de Felipe Wellaton

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá deu parecer contrário à cassação de mandato do vereador Felipe Wellaton (PV). O relator do processo, vereador Marcrean Santos (PRTB) disse que não houve apresentação de provas objetivas dos fatos e nem indicação das provas sobre suposto desvio de verba indenizatória por Wellaton.

“Não se pode cair na panaceia da cassação de mandatos populares a qualquer preço ou, o que é mais grave, utilizar-se de instrumento à disposição da sociedade, dos partidos políticos ou dos próprios parlamentares, ou seja, a prerrogativa de investigação e punição deferida ao Conselho de Ética, para levar a termos eventuais e infrutíferos embates políticos… perdem a sociedade, o parlamento e, principalmente, o próprio instituto do decoro parlamentar, diante da sua banalização”.

O parecer pelo arquivamento da denúncia foi lido em plenário durante sessão desta terça-feira (4). A denúncia contra Wellaton foi representada pelo cidadão Valmir Molina, em junho de 2018.

Ele apontava suposta irregularidade no recebimento de verba indenizatória de seu ex-chefe de gabinete, em 2017. Conforme a Comissão de Ética, durante a análise da denúncia, a suposta vítima foi intimada por duas vezes a comparecer, munido de documentos, à comissão, mas não houve apresentação.

A Comissão de Ética tinha solicitado prorrogação por até 30 dias na análise do caso, em 21 de maio.

Investigação do partido

Na semana passada, o presidente municipal do PV (Partido Verde), vereador Marcos Veloso, pediu informações à Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores de Cuiabá e à Defaz (Delegacia Fazendária) sobre processos em andamento contra o vereador Felipe Wellaton. Os pedidos foram apresentados nesta semana após uma representação à direção da sigla de expulsão de Wellaton com justificativa de infração ética.

Hoje, ele disse que o pedido de exclusão de Wellaton será mantido em trâmite no diretório do PV. A reunião para votação do assunto deve ser realizada na próxima semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões