Deputado Gilberto Cattani é oficialmente investigado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro ao comparar mulheres e vacas. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta quarta-feira (21).
Segundo a deputada Janaina Riva (MDB), que preside a comissão, além de acolher a representação contra o bolsonarista, o grupo também decidiu pela suspeição de Wilson Santos, assim ele fica fora da comissão que avalia a conduta de Cattani.
“Abre-se agora o prazo e o corregedor quer ouvir primeiro a acusação, que é a Defensoria Pública e a OAB, o que deve ocorre nos próximos dias”, explicou a deputada.
Segundo ela, o corregedor deve marcar até o fim do mês as audiências para ouvir a parte acusadora.
Cattani é alvo da comissão após Assembleia Legislativa de Mato Grosso acatar requerimento da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB). Instituição pediu investigação depois de o deputado comparar a gestação de mulheres com a de vacas e gravar vídeos ironizando a repercussão negativa de suas falas.
Após o pedido de apuração na Casa, Cattani pediu que Wilson Santos fosse afastado do grupo devido a divergências anteriores de ambos, o que o colocaria como suspeito na conduta conta o conservador.