Nesta sexta-feira (20) feriado do Dia da Consciência Negra o comércio funciona normalmente em Cuiabá e em todo o Estado. A categoria optou pela abertura durante a Convenção Coletiva de 2015, quando o sindicato definiu com os comerciantes que as lojas poderiam abrir, desde que as regras trabalhistas estabelecidas fossem cumpridas, como remuneração em dobro pelo dia trabalhado no feriado e concessão de folga compensatória até 30 dias após o feriado.
Com a chegada do fim de ano, um dia da semana em que as pessoas podem sair com calma para pesquisar e fazer suas compras, sem a correria rotineira do trabalho, pode trazer mais economia para quem compra e movimentar as vendas dos mais diversos segmentos. Essa é a expectativa dos comerciantes, que passaram por um ano complicado.
Números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume de vendas no comércio varejista em Mato Grosso recuou 7,4% em 2015 no acumulado de janeiro a setembro. O percentual é superior à média nacional de 3,3% de queda no mesmo período. A recessão econômica é o principal fator para o baixo desempenho nas vendas ao longo do ano.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra em Mato Grosso é feriado estadual decretado por meio da Lei nº 7.879, de 27 de dezembro de 2002. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada no País pela Lei 12.519 de 2011.