O comércio eletrônico faz nesta quarta-feira (18) diversas promoções para comemorar o Dia do Consumidor Brasil. Promovida pelo site de comparação de preços Buscapé, a campanha está no segundo ano consecutivo e prevê a participação de mais de 500 lojas virtuais.
O objetivo da campanha é alavancar as vendas em um período historicamente fraco para o setor.
A estimativa é que o faturamento somente deste dia seja de R$ 278,3 milhões, 60% superior ao alcançado em 2014, que foi de R$ 174 milhões. A E-bit prevê que mais de 630 mil pedidos sejam feitos em todo o varejo online, variação 38% maior que os 460 mil da primeira edição. Já o tíquete médio previsto é de R$ 437, aumento de 16% em relação ao ano passado, que foi de R$ 376.
“O consumidor encontrará produtos das mais diversas categorias com preços bem abaixo do normalmente praticado, podendo, assim, se programar para a compra daquele item que ele já estava precisando e vinha pesquisando”, diz Rodrigo Borer, CEO do Buscapé Company para América Latina.
Apesar de ser destinada a lojas virtuais, algumas empresas colocaram descontos também nas lojas físicas, como a Saraiva, Fast Shop, Casas Bahia e Ponto Frio.
A campanha oficial, pelo Buscapé Company, acontece nesta quarta, nas 24 horas do dia. Mas algumas lojas se anteciparam nas ofertas ou podem até optar por estender os descontos.
A iniciativa não tem o mesmo alcance da Black Friday, que ocorreu em novembro do ano passado e teve faturamento de R$ 872 milhões.
Apesar de a campanha estar sendo organizada pelo Buscapé, as ofertas serão encontradas nos próprios sites das redes varejistas.
Já no hotsite do Buscapé são destacadas as melhores ofertas de lojistas que participam da ação. Os produtos atestados com o menor preço e com base na consulta de seu histórico dos últimos 30 dias receberão o selo identificador de Dia do Consumidor. Dessa maneira, o usuário reconhecerá os que tiveram redução de preço mais significativa.
O Buscapé oferece também envio de alertas de preços (o consumidor é avisado quando alguma loja baixa o valor de um determinado produto), avaliação de produtos por especialistas e usuários que já compraram.
O Dia do Consumidor Brasil foi instituído em 2014 pelo Buscapé Company com o objetivo de incluir mais uma data sazonal no calendário nacional do varejo com descontos no comércio eletrônico.
O Dia do Consumidor, data reconhecida pela ONU, é comemorado no dia 15 de março e foi criado para lembrar os direitos de quem compra.
Fonte: G1