Por Diego Frederici
Venda de pacotes turísticos será integrada
A realização de um megaevento, como a Copa do Mundo, abrange desde a obtenção de receitas e custos dos jogos até uma série de outros fatores, como aceleração do desenvolvimento e renovação urbana, envolvendo centros de convenções, instalações culturais, parques temáticos e o potencial turístico da região, que pode ter uma procura muito maior com a implantação de um sistema integrado de vendas entre as agências de turismo do Estado.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, regional Mato Grosso (Abav-MT), Joari Proença, já existe um sistema integrado de vendas de pacotes turísticos para a município de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) e que a meta é fazer com que o serviço esteja disponível para outras cidades até a Copa do Mundo, que acontecerá nos meses de junho e julho de 2014.
“As agências que trazem o turista para Cuiabá poderiam colocar no mesmo pacote serviços de restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos. Por isso que estamos lutando para implantar um sistema que gerenciará o turismo em nosso Estado”, diz ele.
Segundo informações da Prefeitura de Cuiabá, a capital mato-grossense possui um grande potencial também para o turismo de negócios: 98% dos turistas visitam o Estado à procura de negócios, ou firmar parcerias com o empresariado. O lazer, entretanto, também é interessante se levarmos em conta os três biomas naturais presentes por aqui – pantanal, cerrado e floresta amazônica – e o evento será uma boa vitrine para essas atrações.
De olho na Copa, Joari diz também que a associação promove treinamentos e cursos de especialização para os agentes receberem os turistas, entre os quais de roteirização, destinados a agências receptivas e geografia, para os estabelecimentos que enviam os turistas para outras cidades e países. Ele, no entanto, faz um apelo para que o poder público destine mais recursos para a área.
“Temos um grande potencial turístico, somos um dos Estados mais bonitos do país, mas a área de turismo está um pouco desorganizada. Precisamos da ajuda do poder público em nível federal, estadual e municipal”, diz ele.
Bar de Cuiabá firmará parceria com gigante de bebidas
Os visitantes estrangeiros são especialmente aguardados para o evento, pois, além do capital que eles investirão aqui para aproveitar os momentos de lazer, também levarão para outros países nossa imagem. Dados do Ministério do Turismo apontam que 600 mil estrangeiros devem vir ao Brasil, e os espaços de entretenimento em Cuiabá já estão se preparando, formando parcerias, inclusive, com a gigante do comércio de bebidas Ambev.
Edgar de Castro Pinheiro Júnior é proprietário do Edgare, bar que se localiza próximo à Arena Pantanal, no bairro Verdão. Ele afirma que seu estabelecimento será um dos que promoverão festas especiais antes da Copa a partir de fevereiro de 2014, para testar a capacidade e as possíveis falhas de realização de um grande evento. A expetativa de vendas do jovem empresário é boa.
“A Ambev fará um circuito com seis eventos voltados para a Copa. Eles pretendem fazer essas festas de massa para testar nossa capacidade, observar as deficiências, discutir soluções etc. para tudo estar preparado para os jogos”, diz ele.
Em 2010, os visitantes que acompanharam as partidas na África do Sul deixaram por lá R$ 905 milhões, segundo relatório do governo africano. No próximo ano, esse número pode ser bem diferente, tendo em vista que, na última Copa do Mundo, apenas 310 mil visitantes do exterior desembarcaram naquele país, quase a metade do que é esperado para o megaevento do Brasil.
Antevendo o grande fluxo de turistas que irão circular nos arredores do Edgare, Pinheiro Júnior, que também é dono do Stones, na Praça Popular, em Cuiabá, pretende implantar o que ele chama de “bar itinerante”, com o objetivo de suprir a demanda dos consumidores nos horários das partidas, que, segundo ele, podem ultrapassar 30 mil pessoas. Ele também fala do treinamento e do aperfeiçoamento necessários de seus colaboradores.
“Vamos criar o “bar itinerante”, onde as pessoas que seguem para o estádio poderão consumir bebidas de forma ágil. Além disso, foi necessário realizar treinamentos para atender bem os turistas. Num determinado dia da semana, abrimos apenas para os amigos e nos comunicamos em inglês”, afirma ele.
CDL afirma que é preciso acelerar treinamento de línguas estrangeiras
A Copa pode beneficiar diferentes áreas dos negócios. Um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) mostra que até 2014 mais de 245 mil postos de trabalho serão criados. Para atender essa demanda, os empresários e comerciantes precisam qualificar a mão de obra, e segundo a Câmara de Lojistas de Cuiabá, é preciso “acelerar” esse processo.
O presidente da entidade que defende os interesses dos lojistasda capital, João Rosa, afirma que já é possível notar alguns resultados da capital como cidade-sede, tendo em vista os níveis significativos de ocupação dos hotéis. No entanto, pondera que é necessário acelerar o aperfeiçoamento da mão de obra, principalmente no conhecimento de línguas estrangeiras, além da necessidade da utilização de tecnologias para atender aos clientes.
“O treinamento de línguas estrangeiras já acontece em várias entidades de classe, mas é preciso acelerar o processo. Destaco também o uso de tecnologias para se comunicar. Um restaurante pode apresentar seu cardápio num tablet, podendo o turista escolher a língua em que quer vê-lo”, diz ele.
Ele também afirma a importância do turismo como um catalisador de negócios.
“O turismo movimento 52 segmentos em média, inclusive o comércio”.