Cidades DESTAQUE 4

Comércio de Mato Grosso está liberado para funcionar no Carnaval sem pagar hora extra; data não é feriado

Empresários e representantes do comércio em Mato Grosso estão autorizados a operar normalmente durante os dias de Carnaval. Por se tratar de ponto facultativo – e não feriado –, lojistas não precisarão arcar com obrigações extras, tais como pagamento em dobro das horas trabalhadas pelos empregados no período, incluída as comissões de vendas.

Neste ano, a data será celebrada nos dias 12 e 13 de fevereiro, e se estende para a Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, até às 13 horas. Os serviços ligados ao funcionalismo público municipais e estadual não deverão funcionar nas respectivas datas, com exceção das atividades e serviços considerados essenciais à população.

A assessoria jurídica da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT) informa que no caso dos demais municípios, deve-se observar as obrigações previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho que abrangem as respectivas regiões (acesse AQUI), assim como as leis ou decretos publicados sobre o assunto.

Já as agências bancárias não terão expediente na segunda e terça-feira de carnaval em todo estado, voltando ao funcionamento normal também na Quarta-Feira de Cinzas.

Aumento no faturamento

A possibilidade de se abrir as portas do comércio neste período festivo deve ajudar a alavancar o faturamento das empresas, que, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), deve movimentar R$ 170 milhões na economia do estado, beneficiando diversos setores produtivos.

“A data é muito importante para diversos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, para economia do estado, já que movimenta uma pluralidade de produtos e serviços. Por isso, a data está presente no planejamento dos empresários do comércio e serviços para atender o consumidor”, destaca o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.