De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a ampliação do atendimento é autorizada por uma negociação entre os os Sindicatos Patronais do Comércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cuiabá e Várzea Grande.
O novo horário para atender a demanda das compras de final de ano funcionará da seguinte forma: a partir do dia 1º até e o dia 8 as lojas poderão funcionar até às 20h. Já entre 9 e 23, o comércio deverá ficar aberto até às 22h. No dia 24 de dezembro, véspera do Natal, as lojas deverão funcionar até às 20h. Após o Natal, do dia 26 até 30, as lojas vão atender os consumidores até às 20h, e no dia 31, véspera do Ano Novo, o comércio deverá ficar aberto até às 18h.
Segundo a assessoria da CDL, qualquer comerciante poderá prolongar o atendimento até os horários permitidos. Entretanto, na prática, grande parte dos lojistas adere ao funcionamento prolongado a partir do dia 15, sendo que geralmente os estabelecimentos que são acostumados a funcionar por mais tempo são de vendas de calçados, vestuários e utilidades.
O presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos , Confecções e Armarinhos do Estado (Sincotec), Roberto Peron, ressalta que o “horário especial” é realizado para que o cliente tenha mais opção e comodidade para fazer as compras de Natal e Ano Novo.
Fonte: G1