A voluntária Daniela de Araújo Rosendo, 24 anos, que atuou na área de mobilidade em Recife durante a Copa das Confederações, se prepara para o treinamento este ano. “A experiência foi muito boa e aprendi muito. Tanto que me inscrevi novamente”, diz.
Nesta etapa, serão levados aos participantes quatro módulos, com aulas intercaladas entre as sedes: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade. Os selecionados foram divididos em três turmas, sendo duas aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e uma aos domingos, das 8h às 13h.
“Estou bastante animada e a expectativa é grande. Na preparação para a Copa das Confederações, o curso de segurança e primeiros socorros foi o meu preferido, porque os professores eram divertidos e as aulas práticas foram interessantes”, afirma Daniela.
Outro selecionado para o treinamento presencial é Gleidson Barreiro Flores, 31. Morador de Bento Gonçalves, a 100km de Porto Alegre, ele espera poder participar de toda a capacitação, apesar da distância. “Quero muito participar do treinamento. Achei excelentes os módulos do treinamento virtual e acredito que, no presencial, teremos uma dimensão maior do que será o evento”, diz.
Animado com a possibilidade de atuar durante o torneio, Gleidson viu no Brasil Voluntário uma oportunidade. “Escolhi atuar porque vejo como uma boa oportunidade de participar de um megaevento e apoiar o Brasil. Vejo que ser um voluntário é uma oportunidade ímpar”, afirma.
Ao receber o e-mail de convocação, o selecionado deve atentar-se tanto às datas do treinamento e ao horário da turma para a qual foi selecionado. Após o fim da capacitação presencial, haverá a última etapa de seleção, que convocará os voluntários para atuação durante o torneio.
Módulos do treinameno:
Segurança e Primeiros-Socorros
Ministrado pelo Corpo de Bombeiros, apresenta aos participantes noções básicas de primeiros-socorros e salvamento. É divido em dois momentos: teórico e prático.
Mobilidade
O módulo vai mostrar a organização do plano de mobilidade da cidade-sede durante a Copa do Mundo e preparar os voluntários para auxiliar os visitantes e torcedores.
Turismo
O módulo de turismo irá mostrar aos participantes os principais pontos turísticos da sede e abordará, também, os temas receptividade e segurança da infância e da juventude.
Integração
A atividade terá dinâmicas em grupo e jogos que abordarão curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, além de trazer situações que podem ocorrer durante a atuação no torneio.
Brasil Voluntário