De acordo com a Polícia Federal, os integrantes das organizações investigadas atuavam na região de Araraquara e Ribeirão Preto, onde comercializavam substâncias ilícitas trazidas da Bolívia e do Paraguai. Parte da droga também se destinava ao estado de Minas Gerais.
Os mandados cumpridos em Mato Grosso se referem a cidade de Cáceres, Glória D'Oeste, Porto Espiridião, Várzea Grande e a Capital. A PF não informou para onde os presos envolvidos foram encaminhados.
Ainda segundo a Polícia Federal já resultou na prisão de 26 pessoas e apreensão de 380 kg de cocaína, 130 kg de maconha, 500 pontos de LSD, quatro armas de fogo, 28 veículos e R$ 100 mil.
À época, as substâncias entorpecentes apreendidas ingressaram no país pelas regiões de fronteira de Foz do Iguaçu, no Paraná; Ponta Porã e Corumbá, em Mato Grosso do Sul e Cáceres, em Mato Grosso.
Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e por integrarem organização criminosa.
Operação Escorpião
Iniciou-se em fevereiro de 2013 e conta com a participação de cerca de 200 policiais federais.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 2ª Vara Federal de Araraquara (SP), que também determinou o bloqueio de valores depositados em diversas contas bancárias.