Há pouco mais de um mês no cargo de comandante-geral da Polícia Militar (PM-MT), o coronel Marcos Vieira Cunha iniciou uma série de visitas técnicas aos comandos regionais. A primeira delas foi feita ao 1º Comando Regional(CR), com sede em Cuiabá, nesta terça-feira (08).
Recepcionado pelo comandante regional, coronel Edvan Manuel de Azevedo, Cunha assistiu uma apresentação sobre as ações operacionais e produtividade da PM-MT do maior CR em população atendida, quase um milhão de habitantes.
Na explanação feita pelo comandante-adjunto, tenente-coronel Dalton Luiz de Magalhães, Cunha ouviu, por exemplo, que esse comando regional tem sob sua responsabilidade o policiamento de 38.540 quilômetros. Nesta área, estão seis municípios com 30 unidades entre batalhões, companhias, bases comunitárias, pelotões e núcleos.
Além da Capital, o 1º CR atende os municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, e os respectivos distritos e comunidades rurais.
Acompanhado pelo subchefe de Estado Maior Geral, coronel Jonildo José de Assis, e de outros oficiais diretores e superintendentes de sessões no Quartel do Comando-Geral (QCG), o comandante-geral conversou com oficiais e praças sobre as metas, prioridades, preocupações e desafios à frente do Comando da PM-MT.
Cunha conclamou os policiais a continuarem empenhados nas ações de prevenção e repressão à violência. “Assumi o cargo de comandante com muita vontade e disposição para trabalhar, conto com vocês. Precisamos estar fortes para avançarmos nas ações de segurança”, enfatizou.
As unidades a serem visitadas nas próximas semanas são o Comando de Policiamento Especializado (Cesp), ao qual estão subordinados os Batalhões de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Ambiental, de Trânsito e Regimento Montado (Cavalaria), e o 2º CR, ambos sediados em Várzea Grande.