Na manhã desta quinta-feira (13.06), o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, recebeu o general Fernando Dias Herzer, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, e uma comitiva de sete oficiais.
Depois de ser recepcionado pela Banda Musical e reunir-se com o coronel Assis e outros oficiais, o general Herzer assistiu uma apresentação sobre as ações da PMMT com enfoque na produtividade, que são as prisões, apreensões de armas e drogas, recuperação de veículos roubados, entre outras.
Nesse balanço, o coronel Assis mostrou, por exemplo, que somente nos primeiros cinco meses deste ano a PM já recuperou 1.038 veículos roubados, uma média de nove por dia; apreendeu 799 armas de fogo e 169 simulacros (imitações), o que representa seis ao dia; prendeu 861 foragidos e pessoas com mandado de prisão em aberto, também apreendeu 1.800 quilos de drogas (cocaína, maconha, crack), entre outros dados.
O coronel Assis destacou as ações sociais e educativas desenvolvidas pela Polícia Militar por meio de projetos como Proerd, maior programa público de prevenção à violência e drogas, que atendeu mais de 23 mil crianças e adolescentes no ano passado; e das Escolas Tiradentes, que somam sete unidades e tem mais de 1.500 alunos matriculados.
O general Herzer agradeceu a recepção, elogiou as ações e os dados de produtividade da Polícia Militar e quis saber sobre tipos de armas de fogo apreendidas, se havia fuzis e outras de uso restrito das Forças Armadas.
O coronel Assis pontuou que em todo o Estado os policiais militares vêm trabalhando muito, se empenhando para reduzir os índices criminais e garantir mais segurança à população.
Ao final da visita, os dois comandantes lembraram que encontros como esses são importantes para estreitar os laços entre as instituições e seus integrantes.
Além do comandante geral, coronel Assis, participaram do encontro o comandante-geral adjunto, Coronel Wesney Sodré; os comandantes regionais da PM em Cuiabá e Várzea Grande (CR 1 e 2), coronéis Wankley Rodrigues e Marcos Sovinsk, entre outros oficiais.