Na maioria das instituições de ensino em Cuiabá e Mato Grosso, a volta às aulas para estudantes das redes pública e privada de ensino está marcada para 5 de fevereiro. Porém, o movimento nas papelarias e outros empreendimentos ligados ao setor já começa a se intensificar com a procura de pais e responsáveis. Estudo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) prevê que os negócios de pequeno porte devem girar cerca de R$ 240 em todo o estado neste ano.
Ao todo, quase 60% dos consumidores devem ir às compras entre o final de janeiro e na semana que antecede o início das aulas. O comércio de rua deve ser a preferência de 89% dos entrevistados, que devem gastar em média R$290 na hora das compras. “O período que antecede a volta às aulas é de intensa movimentação no comércio. Os consumidores vão às lojas em busca de materiais escolares de qualidade para atender as listas solicitadas pelas escolas. Para identificar a intenção de gastos com materiais escolares, o perfil dos consumidores, a influência dos filhos ou dependentes nas compras, entre outros aspectos, o Sebrae Mato Grosso, realizou essa pesquisa em diversas cidades do estado. O objetivo foi auxiliar os donos de pequenos negócios a se prepararem para este momento”, explica Jaqueline Trentino, gestora de pesquisas do Sebrae/MT. O comércio de rua deverá ser o local favorito para 89% dos consumidores que vão à busca por materiais escolares neste início do ano. Os supermercados (21%), lojas de shopping (12%) e a Internet (12%), também receberão parte do público. “Vemos como um ponto positivo a intenção da maioria dos consumidores em comprar no comércio de rua, pois é nele que está concentrado a maior parte dos pequenos negócios. Porém, os bons resultados dependerão do preparo dos comerciantes e atrativos para fisgar os clientes, dentro de um ambiente competitivo que são as ruas. Promoções, descontos, parcelamento sem juros e produtos de qualidade, poderão ser os principais diferenciais”, diz a responsável pela pesquisa. O preço (35%) e a qualidade dos produtos (33%) são citados como os principais critérios para a compra do material, somando 68% dos entrevistados. As promoções e descontos (22%) também fazem parte do pacote para a escolha dos pais e responsáveis. O critério marca, só fazem diferença para 5% dos compradores. Estratégias para economizar Na hora de comprar o material escolar, economizar é a intenção de 88% dos entrevistados. Dentre as estratégias para este ano, 37% dos responsáveis afirmam que farão pesquisa de preço. A reutilização do material do ano passado (30%), compra parcial do material (16%) e compra de livros usados (5%), também fazem parte do planejamento. “O planejamento financeiro também é um ponto forte para pleitear mais descontos. A maioria dos entrevistados já contavam com o gasto no início do ano e se prepararam financeiramente para garantir o melhor preço na compra dos materiais. De acordo com a nossa pesquisa, 68% dos mato-grossenses pretendem pagar à vista, então descontos para pagar em dinheiro ou pix, podem ser atrativos também”, apontou Jaqueline. PESQUISA A pesquisa de “Intenção de compras para o período de volta às aulas de 2024”, teve uma amostra de 484 pessoas, com entrevistas realizadas entre os dias 21 de novembro e 08 de dezembro de 2023, via telefone. Para um índice de confiabilidade de 95% foi considerado o erro amostral de 5%.