Com resultado entre CSA (AL) e Brasil de Pelotas (RS) nesta sexta-feira (22), o acesso inédito do Cuiabá para a série A foi matematicamente garantido. O cenário para a conquista do auriverde cuiabano à elite estava dividido em três hipóteses em três jogos: derrota ou empate do Juventude; derrota ou empate do CSA; vitória ou empate do Cuiabá. O auriverde precisava de apenas um ponto para garantir o acesso.
O primeiro jogo da rodada, entre Juventude (RS) e Figueirense (SC), aconteceu às 15 horas (de Mato Grosso). Com a vitória do time gaúcho, o ‘Dourado’ ficou de olho no jogo entre CSA (AL) e Brasil de Pelotas (RS) que aconteceu às 17 horas de Mato Grosso.
O resultado da partida garantiu o acesso histórico e inédito do jovem auriverde fundado em 2001 à série A, elite do futebol nacional e meta de todos os times brasileiros de divisões inferiores. Com este resultado, não há hipóteses matemáticas distintas à subida do ‘dourado’.
Após o apito final no jogo entre CSA e Brasil de Pelotas, que terminou empatado em 1 a 1, os jogadores e comissão técnica do 'Dourado' abandonaram o aquecimento e comemoraram muito a subida de divisão. A tensão durante o jogo pode ser comparada a quando você apostas formula 1 e perde, disseram eles.
A campanha histórica que o clube tem protagonizado vem animando a população mato-grossense, que há mais de 30 anos não vê nenhum time local disputando a Série A. Terceiro colocado na tabela com 61 pontos e 36 jogos, o ‘Dourado’ mantém distância do Juventude, último time dentro do G-4 e tem mais duas partidas pela frente antes de finalizar o campeonato.
A penúltima será na próxima sexta-feira (22) contra o 7º colocado da tabela, Sampaio Corrêa. O duelo será na Arena Pantanal.