Procurada pela equipe de reportagem, o Habib's não respondeu ao questionamento sobre a ação civil pública que o casal pretende mover, mas reiterou que está dando apoio aos feridos (veja nota abaixo).
No sábado (28), o gerente da unidade de Pinheiros, Sérgio Mendes Teles, de 33 anos, jogou óleo de cozinha quente sobre o casal. Nesta manhã, ele esteve na delegacia voluntariamente e disse ter sido agredido com um soco. A agressão teria ocorrido após os universitários reclamarem com o funcionário a perda de uma bolsa com celular na lanchonete. Em seguida, houve discussão.
As vítimas relataram ter sofrido queimaduras de 1º e de 2º graus. Lígia falou que deverá ficar com manchas permanentes nos braços, seios e barriga. Lucas foi ferido no rosto, pescoço e olho esquerdo.
“Eu e meu namorado estamos com advogados para nos orientar a entrar com uma ação civil pública contra o Habib's por danos morais e estéticos”, disse Lígia, nesta manhã.
“É o direito que temos. Fomos agredidos depois de voltarmos ao restaurante para saber se meus pertences tinham sido furtados ali”, disse a jovem, que é estudante de engenharia da Unicamp.
“Minha namorada pode ficar com sequelas permanentes pelo corpo e por pouco eu não fiquei cego. Tanto ela quanto eu estamos tendo custos financeiros com dermatologistas e oculista”, afirmou Lucas. “O gerente jogou óleo quente em nós só porque falamos que iríamos chamar a Polícia Militar se ele não nos deixasse ver a gravação das câmeras do restaurante.”
Os estudantes, que antes haviam ido à Vila Madalena assistir a vitória do Brasil sobre o Chile pela Copa do Mundo, queriam ver as imagens do Habib's para saber onde tinham perdido a bolsa e o telefone.
Depoimento
Nesta manhã, Lígia e Lucas estiveram no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, onde o caso foi registrado no último sábado (28) como lesão corporal contra Sérgio.
Eles foram dar suas versões sobre o caso e fazer uma representação formal contra o gerente que havia três meses trabalhava no Habib's da esquina da Avenida Henrique Schaumann com a Rua Teodoro Sampaio.
A empresa decidiu afastar o funcionário depois que a leitora Alessandra Rocha o filmou e mostrou o casal ferido.
“Com a representação, a Polícia Civil terá de instaurar um inquérito para que a Justiça depois possa decidir se haverá uma transação penal ou a suspensão do processo”, afirmou a advogada Vanessa Lobb, prima de Lígia. "Caso consigam a indenização, quem determinará o valor será a Justiça."
Gerente relata ter sido agredido

“Olha aqui em baixo do meu olho. Tá vendo esse corte? Foi o namorado da moça quem fez. Ele deu um soco em mim", disse o gerente, que só aceitou falar após insistência da equipe de reportagem.
Sérgio comentou ter sido orientado pelos policiais do 14º DP a voltar mais tarde porque o delegado que havia feito o registro anterior, no qual ele aparece como agressor do rapaz, só estará lá à noite.
Sérgio foi embora do distrito policial após ser informado pela equipe de reportagem que Lígia e Lucas também iriam para lá.
“Tenho medo do rapaz me ver e querer me bater novamente. Já viu o tamanho dele e o meu tamanho? Ele é grandão e eu sou pequeno", disse Sérgio, que além de admitir ter jogado óleo quente no casal também pegou um garfo para ir atrás do jovem.
"A verdade é que ele entrou na cozinha para me agredir e eu só joguei a panela com óleo quente nele para me defender. Eu não ia deixar ele me bater, não sou carneiro para apanhar, por isso peguei o garfo", contou o gerente.
De acordo com o funcionário do Habib's, Lucas quis que ele pagasse o valor do celular perdido e ainda lhe levasse à sala de monitoramento de segurança do Habib's. "Mas isso não é permitido por questão de segurança, então falei para ele chamar a polícia", afirmou Sérgio, que reforçou que a sua intenção não era machucar o casal. "Principalmente a moça, que não tinha nada a ver com a confusão e só foi atingida porque o namorado dela se virou", disse Sérgio.
Sobre o incidente, o gerente falou que tem receio de perder o emprego e que pretende se desculpar com as vítimas. "Sou trabalhador e estou pagando por uma coisa só porque fui me defender", disse. "Para ela eu peço desculpas, para ele também, mas o cara mereceu."
Habib's diz que presta apoio aos clientes
Procurado nesta terça para comentar o assunto, o Habib's encaminhou nota por meio de sua assessoria de imprensa na qual mantém o posicionamento que havia dado anteriormente.
Leia íntegra abaixo:
"Sobre o ocorrido, a Rede Habib's informa que está apurando os fatos com os funcionários da loja franqueada e com os clientes envolvidos para tomar as providências cabíveis.
Independente da apuração, a rede está prestando toda assistência à cliente. O funcionário envolvido foi afastado e assim permanecerá até a conclusão da averiguação.
O Habib's reforça seu compromisso com a segurança nas lojas da rede, item prioritário no treinamento de seus colaboradores, e repudia todo tipo de violência física ou moral realizada por qualquer pessoa, seja funcionário ou cliente, e por qualquer que seja o motivo.
O Habib's informa que se trata de um caso isolado, sem precedentes em sua história, e que não condiz com o padrão de atendimento de suas lojas. Por isso, está empenhado em esclarecer essa questão com prioridade, sempre dando aos clientes todo o atendimento necessário."
G1