Nacional

Com PT e Bolsonaro encastelados, o Congresso se posiciona

As turbulentas relações do governo com o parlamento devem ganhar novo capítulo esta semana. Deputados e senadores devem derrubar na próxima sessão conjunta do Congresso, convocada para a próxima terça-feira, nove dos onze vetos do presidente Jair Bolsonaro a projetos aprovados pelo Legislativo. Cinco deles trancam a pauta e impedem a análise de outras matérias pelo Congresso.

O acordo foi definido em reunião entre líderes da Câmara e do Senado com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o acordo prevê a votação dos vetos na terça-feira e, no dia seguinte, às 10h, a análise de 24 projetos de lei que abrem crédito no valor de 22,8 bilhões de reais para órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário, além de estados, Distrito Federal e municípios.

O vaivém entre governo e parlamento é do jogo político, mas a sessão desta terça-feira marca as dificuldades de diálogo do presidente Jair Bolsonaro com o parlamento. As próximas semanas serão dedicadas à montagem da estratégia de seu novo partido, o Aliança Pelo Brasil, para obter os quase 500.000 votos necessários para sua validação.

O novo partido deve aumentar a fragmentação partidária. Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, cerca de 25 dos 53 deputados do PSL, o antigo partido de Bolsonaro, estariam dispostos a migrar para a nova legenda. A aprovação de reformas, neste contexto, fica prejudicada.

A oposição por sua vez, não demonstra estar disposta a novas estratégias. Congresso do PT, realizado no fim de semana em São Paulo, reconduziu à presidência a deputada paranaense Gleisi Hoffmann, com as bençãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto final da convenção petista fala até em que o partido venha a trabalhar por um impeachment de Bolsonaro, caso se configure um crime de responsabilidade. “Possibilidade sempre tem”, disse Gleisi à imprensa.

Bolsonaro e o PT redobram a estratégia. Ao dividido Congresso, neste cenário, resta o papel de ocupar o inabitado centro político.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus