Esportes

Com postagens em português, Podolski e torna fenômeno de carisma

 
Em suas contas no Facebook, no Instagram e no Twitter, Podolski costumava alternar suas postagens em alemão ou inglês. Desde que chegou ao Brasil, surgiram as primeiras publicações em português, quase sempre acompanhando fotos de paisagens do Brasil ou referindo-se a ídolos que tem no futebol, como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Nas imagens, também aparecem amigos como André Santos, com quem atuou no Arsenal. Atual jogador do Flamengo, o lateral-esquerdo foi o responsável por apresentar o alemão ao ex-atleta Douglas Santos em 2007.
 
Doug, como é mais conhecido, mora na Inglaterra, tornou-se amigo próximo de Podolski e troca mensagens quase todos os dias com o atacante. Ele já ajudava o camisa 10 da Alemanha a traduzir algumas postagens para o inglês quando, em uma conversa, surgiu a ideia de publicar também versões em português. Na primeira experiência, o jogador disse que estava encantado com o país e que não haveria lugar melhor para uma Copa do Mundo. A iniciativa teve uma repercussão extremamente positiva e tornou-se frequente.
 
– Ele já tinha minha ajuda para postar em inglês. Como trabalho com marketing e tenho um pouco de experiência nessa área, sugeri que ele também fizesse em português. Nós trocamos ideias, às vezes ele me manda fotos, me diz o que gostaria de falar, às vezes eu mando alguma sugestão, ele devolve com alguma mudança. Mas nada vai ao ar sem aprovação dele. Nas traduções sempre tento deixar o texto como a pessoa de carisma enorme que ele tem, como tenho certeza de que ele se expressaria se fosse fluente no português – disse Doug, que presta o “serviço” pela amizade ao atleta, sem qualquer remuneração.
 
Segundo Doug, por enquanto Podolski sabe poucas palavras em português. Conhece cumprimentos, a palavra “machucado” (uma lesão muscular tem mantido fora das partidas), e “algumas besteiras” ensinadas pelos colegas brasileiros. Nas redes sociais, porém, compartilha apenas elogios e hashtags bem humoradas, como #tudonosso e #rioéfrenético. Outras, como #mengão e #torcidajovem fazem alusão direta ao Flamengo, time do coração de Doug e cujas cores foram utilizadas no terceiro uniforme alemão para a Copa.
 
Mesmo sem ter noção dos números reais, o amigo do boleiro vê a quantidade de seguidores e fãs de Podolski crescer exponencialmente a cada postagem em português. Após a goleada história por 7 a 1 sobre o Brasil nesta terça-feira, Doug sugeriu a publicação de uma mensagem confortando os torcedores brasileiros. O atacante topou, e até o momento da publicação desta matéria, a mensagem "Respeitem a Amarelinha" já havia sido "favoritada" (linguagem usada no Instagram) pouco mais de 77 mil vezes.
 
– A repercussão tem sido enorme. E vejo claramente que as postagens em português têm sido mais “favoritadas” e “retuitadas” do que as em inglês, que é um idioma universal. Eu copio todos os links de todas as matérias que saem e mando para ele. É realmente uma repercussão maravilhosa. Ele fica supercontente, porque tinha esse sonho de conhecer o Brasil, porque foi o Ronaldo que o inspirou a ser jogador, porque é apaixonado pela nossa cultura. Ele não entende ainda as matérias, depende da minha tradução, mas fica sempre feliz em saber o quanto está se tornando querido por aqui.
 
Mesmo abalado com a derrota da Seleção, Doug tenta se animar com a torcida pelo amigo famoso. E acredita que a simpatia conquistada através das mensagens postadas em português possam ajudar Podolski e seus companheiros a ganharem o apoio da torcida na final de domingo, no Maracanã. A mesma opinião é compartilhada pelo lateral André Santos.
 
– Podolski está muito feliz, encantado com o Brasil, com a alegria. Todo mundo tem tratado muito bem, está feliz também com a organização. Ele me perguntou bastante do Flamengo, sempre fomos muito amigos, conversamos sempre pelo whatsapp. Ele me pergunta algumas coisas antes de postar (nas redes sociais). Acho que o Podolski é o cara que ficou mais ligado ao Brasil, até pela forma como os alemães foram tratados lá na Bahia. O povo foi muito receptivo e ele tenta retribuir de alguma forma, com carinho. Isso chama a torcida. Tenho certeza de que o povo brasileiro vai torcer pelo Podolski e pela Alemanha na final. Podolski é muito extrovertido, brincalhão, e já me disse que quer voltar para conhecer uma favela, pontos turísticos, praias… O que ele mostra no Twitter é o que ele é pessoalmente.
 
Na grande decisão, a Alemanha enfrenta a Argentina, que nesta quarta-feira, na Arena Itaquera, em São Paulo, superou a Holanda nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. A final será disputada às 17h (de Brasília) deste domingo no Maracanã. Brasil e Holanda duelam pelo terceiro lugar às 17h de sábado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
 
GloboEsporte 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos