Política

Com nova presidência, Intermat passará por mudanças

Aquele “que não vinha cumprindo seu papel”, o Instituto de Terras de Mato Grosso deve ser repaginado pela ex-deputada estadual Luciane Bezerra, escolhida para assumir o cargo de presidente, uma autarquia vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regulamentação Fundiária (Seaf). O convite foi feito pelo governador Pedro Taques (PDT), que considera prioridade o resgate do Instituto, e a nomeação deve ser feita nos próximos dias.

O Instituto é responsável por programas ou projetos de regularização fundiária urbana e agrícola do Estado de Mato Grosso, como o projeto Tequenfim, que visava levantar pendências documentais e técnicas de lotes para a liberação de títulos de Termos de Autorização de Escritura.

Também o Programa Nossa Terra Nossa Gente, cuja ideia é a de fazer Vilas Rurais, onde visava atender prioritariamente famílias cujos pais possuam acima de 45 anos, desempregados, sem imóvel na cidade e que demonstrem aptidão para a lida com a terra.

Sendo assim ele tinham direito a lotes variavam de 1,2 a 2,5 hectares, recebidos depois de selecionados, cadastrados e registrados no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra)/Incra -Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), tornando-se habilitados à concessão de créditos destinados à agricultura familiar e à reforma agrária.

“Sei da dimensão do desafio que tenho pela frente e que vai precisar de muito empenho para resgatarmos o Intermat, que não vinha cumprindo seu papel. Uma equipe técnica dirá quais serão as medidas prioritárias”, informa Luciane Bezerra.

Perfil técnico

Luciane Bezerra foi criada em Juara (709 km a Médio-Norte de Cuiabá) e vive há 28 anos em Mato Grosso. Exerceu o cargo de gestora de Ação Social e de Saúde do município quando seu esposo, atual deputado estadual Oscar Bezerra, era prefeito, em 2004.

No ano de 2010, ela foi eleita deputada estadual e atuou na proposição de leis para as áreas de saúde, infraestrutura, educação, estradas e políticas fiscais para o setor produtivo. Na Assembleia Legislativa, chegou a ser membro de nove comissões.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões