Cidades

Com nova alta de casos de Covid-19, Cuiabá adia retorno de aulas presenciais

A Prefeitura de Cuiabá anunciou, nesta quinta-feira (27), o adiamento do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal. A medida foi tomada diante da nova alta de casos de Covid–19 e da ameaça de uma terceira onda da doença em Mato Grosso. Dessa forma, as aulas seguem sendo realizadas de forma online.

Durante a inauguração do Centro de Atendimento ao Autista, no bairro Santa Cruz, na manhã de hoje, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) explicou que o adiamento tem o objetivo de garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários dos centros de ensino. O município planejava retomar as aulas na modalidade híbrida – com os alunos se revezando presencial e remotamente – a partir da próxima terça-feira (1º de junho).

“Vamos continuar investindo nas atividade remotas e manter nossas crianças e profissionais da educação em segurança neste momento de nova alta no risco de contágio em Cuiabá. A gestão sempre colocou a saúde e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar e agora não será diferente. Precisamos agir com precaução e responsabilidade para garantir a segurança de todos”, ressaltou o gestor.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, 86,75% dos 54.018 estudantes matriculados na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá estão sendo atendidos por meio de ferramentas digitais e/ou através de atividades físicas.

De acordo com a secretária Edilene de Souza Machado, desde que as atividades presenciais na rede pública municipal foram suspensas, em março de 2020, os profissionais da Educação vem buscando alternativas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, de forma remota, na modalidade ensino a distância, ou por meio de apostilas impressas.

Assim, foram criados grupos de whatsapp, onde os estudantes recebem os conteúdos e os pais podem buscar orientações, além de outras plataformas digitais entre elas o @portaldaescolacuiabana no YouTube, onde as aulas gravadas estão disponíveis.

Para os estudantes que têm dificuldades com sinal de internet, periodicamente são entregues apostilas e ainda os kits pedagógicos com material estruturado de programas específicos como o da Escola da Inteligência, de Alfabetização (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (PROMP), além do kit de material escolar.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.