Política

Com ministro, Taques busca recursos para Hospitais Regionais

Foto: GCom MT/José Medeiros

Em viagem à Brasília (DF), o governador Pedro Taques (PSDB) se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barbosa para buscar garantir recursos para a reforma dos sete Hospitais Regionais de Mato Grosso e para regularizar os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (07).

“Nós temos hospitais de mais de 30 anos que nunca passaram por reforma. O de Alta floresta, o de Sorriso, esses hospitais precisam de uma reforma. Pedimos recursos da união para que isso possa ser feito”, disse o governador.

Taques falou também sobre o aumento dos recursos do estado para a atenção básica e atenção primária. A atenção básica é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com todo o sistema de Saúde, conforme informações da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Para o ministro Ricardo Barros, a reunião foi um marco importante para que o Estado consiga, com a orientação da equipe técnica ministerial, acessar o aporte de recursos federais para a saúde.

“Nossa assessoria deu as orientações, e assim que houver a possibilidade de entrar com os projetos no sistema nos vamos poder avaliar os pedidos que forem feitos, para poder liberar ao estado de Mato Grosso”, declarou.

“Uma satisfação poder reencontrar o ministro, e apresentar juntamente com os deputados estaduais e federais que participaram da reunião, as demandas do estado de Mato Grosso. Estamos solicitando uma majoração do teto financeiro para média e alta complexidade do estado”, afirma o secretario de Saúde, João Batista Silva, que também esteve na reunião.

Samu

Há mais de cinco anos o projeto do Serviço de Atendimento Móvel ficou parado e não foi efetivamente implantado nas regiões do estado, conta o secretário de Saúde de Mato Grosso.

“Estamos vendo para prestar contas e pedirmos mais ambulâncias novas para que possamos atender mais a população”, afirmou.

“Também discutimos a questão do Samu. Em mato Grosso há um tempo, entre 2011 e 2012, foram recebidas viaturas para o transporte sanitário sem nenhuma regularidade, sem recursos humanos para fazer frente a essas viaturas, como é o caso de Sinop que está parado”, completou Taques.

Estiveram presentes na ocasião os senadores José Medeiros e Cidinho Santos; os deputados estaduais Guilherme Maluf e Dilmar Dal Bosco; e os federais  Ezequiel Fonseca, Victorio Galli  e Nilson Leitão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões