Esportes

Com medo de caos, Rio decreta série de medidas para entorno do Maracanã


Será decretado feriado escolar municipal para unidades de ensino localizadas nos bairros mais próximos ao estádio: Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. Nos mesmos bairros e no Centro, será concedido ponto facultativo nas repartições públicas municipais e estaduais, exceto as dedicadas a serviços essenciais, como os hospitais.

Também foram detalhados os esquemas especiais de trânsito para as outras duas partidas da Copa das Confederações no Maracanã, ambas em domingos: México x Itália (dia 16) e a final da competição, dia 30. Nos dois casos, prevalecerá o planejamento concebido para o amistoso entre o Brasil e a Inglaterra, no último dia 2, com o fechamento de ruas próximas ao estádio, proibição de estacionamento e a recomendação para o torcedor utilizar o transporte público.

Há, contudo, uma mudança: os ingressos para os três jogos no Rio garantem passagens gratuitas nos trens e no Metrô. Os ônibus, que terão algumas linhas reforçadas, permanecerão com a tarifa atual, de R$ 2,95.

A preocupação com a mobilidade urbana no dia da partida entre Espanha e Taiti, que deve atrair 70 mil pessoas, foi reiterada por Osório e pelo diretor operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Joaquim Diniz. A Prefeitura vai pedir às empresas privadas da Grande Tijuca e do Centro que cooperem com o esquema montado pelo poder público.

"Vamos recomendar que as empresas localizadas nas regiões da Tijuca e do Centro liberem seus funcionários em horários especiais, às 16h ou a partir das 20h, para diminuir a movimentação antes e depois do jogo. Afinal, todo o entorno do Maracanã estará fechado em um dia útil", disse Osório.

A Prefeitura espera que a proibição de estacionamento em áreas limitadas pelas avenidas Rio Branco, Beira-Mar, Presidente Antônio Carlos, 1º de Março e Presidente Vargas tire de circulação aproximadamente 2 mil veículos na quinta-feira, 20.

CARGA PESADA

Depois de anunciar as mudanças para a Copa das Confederações, o secretário municipal de Transportes foi questionado sobre os engarrafamentos de mais de 15 quilômetros provocados pelo acidente com uma carreta na Avenida Brasil, na tarde desta terça-feira.

A demora de cerca de duas horas na liberação da pista causou transtornos a motoristas no Centro e nas zonas norte e sul. Osório colocou a culpa nas bobinas que tombaram no asfalto.

"Era muito complicado fazer o reboque das bobinas. Foi um acidente específico. Se fosse uma carga normal, a via seria liberada rapidamente. Todo dia acontece isso na Avenida Brasil". 
 

Fonte: Folha On Line

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos